Área verde do bairro foi criada com a ajuda dos moradores e da Prefeitura e se tornou um espaço de lazer (Foto: Leandro Osório/AI Prefeitura)

Foi com o auxílio de muitas mãos, os moradores do bairro Diettrich conseguiram criar um espaço destinado ao lazer, à convivência e à prática esportiva. No último sábado, 26, o trabalho que vinha sendo desenvolvido há cerca de quatro meses se concretizou com a inauguração da área verde. O local foi reformulado e organizado a partir do trabalho conjunto entre Associação de Moradores, comunidade e Prefeitura.

Segundo o coordenador do programa ‘Venâncio é minha é de todos’ e responsável pelas ações da iniciativa junto aos bairros, Djalma da Silva, o local revitalizado estava em situação degradada, com a presença de lixo, brejo e uma grande valeta de esgoto a céu aberto. “A situação vinha de muitos anos e por diversas vezes os moradores buscaram soluções sem obter resultados”, observa. O trabalho de revitalização da área se iniciou em junho, com a realização de uma reunião entre pessoas da comunidade. O encontro tinha como objetivo decidir o que seria feito no local.

Conforme Silva, além de canalizar a valeta, uma cancha de areia para futebol e outra para vôlei foram construídas na área verde. Também foi feito o plantio de árvores, organizado um espaço de convivência com bancos e canteiro de flores e estruturado o “cantinho do chimarrão” com dois bancos, uma mesa e deque feitos de paletes, doados pela Associação Frutos, ligada à Igreja Batista.

Melhorias na tela de proteção da cancha de futebol e cercamento do local também foram feitos. Empresas e comércios locais auxiliaram com o oferecimento de 11 bancos que foram distribuídos pelo local.

TRABALHO CONTÍNUO

Para o presidente da Associação de Moradores do bairro Diettrich, Ilmor Dörr, a revitalização feita na área verde ficou muito boa e o espaço é agradável. No entanto, o trabalho continua. “É um espaço de lazer, destinado à prática de esporte e à convivência. Um dos próximos passos é trabalhar para construir a sede da associação junto à área. Também vamos nos dedicar à manutenção constante desse espaço e focar em promover novas melhorias”, projeta.

Dörr ainda destaca que a comunidade se envolveu muito no projeto de revitalização da área. “Além dos mutirões que os moradores participaram, fizemos uma pastelada no meio do processo. Percebo que a comunidade se mobilizou para tornar isso possível e isso é importante porque, assim, cada um se sente responsável por ajudar a conservar o local”, avalia.

O PROGRAMA

  • O objetivo do programa ‘Venâncio é minha é de todos’, uma iniciativa do Gabinete da Primeira-Dama, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, com o apoio de outros setores públicos, é revitalizar áreas verdes e outros espaços públicos de Venâncio Aires.
  • Conforme Silva, as atividades são desenvolvidas de forma integrada com a comunidade que participa de todo o processo, que vai desde o planejamento até a manutenção do espaço revitalizado. “Muito mais do que revitalizar um espaço público, o programa busca despertar a cidadania, o pertencimento e o empoderamento da comunidade”, destaca.
  • Além disso, para o coordenador do programa, a participação direta dos moradores também resulta em uma melhor conservação do local, onde vários se sentem responsáveis e participam da manutenção.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome