Mais um bairro é beneficiado com o projeto ‘Venâncio é minha, é de todos’, coordenado pelo Gabinete da Primeira-Dama com atuação de todas as secretarias de governo. Desta vez, uma área de lazer recebeu melhorias por meio de um mutirão entre moradores, Administração Municipal e membros do Conselho de Ministros e Pastores Evangélicos de Venâncio Aires (Compev). O envolvimento dos participantes da Compev se deu em virtude das atividades referentes à Semana da Bíblia.

Foto: Divulgação / PrefeituraBancos da pracinha receberam pintura e novos brinquedos foram instalados
Bancos da pracinha receberam pintura e novos brinquedos foram instalados

Segundo Djalma Silva, servidor da Prefeitura que desenvolve o trabalho de interlocução entre os moradores e a Administração, a ação realizada no Primavera é mais uma prova de que quando se trabalha em conjunto é possível se ter um resultado excelente. No local, foi feita limpeza e instalação de brinquedos novos para as crianças, além de pintura dos já existentes. Além disso, bancos da Praça Evangélica foram reformados e colocados na área. “Também plantamos árvores e flores na área de lazer do bairro”, destaca. A ação foi realizada nos dias 8 e 9 de dezembro e contou com aproximadamente 15 participantes nos dois dias.

Foto: Divulgação / PrefeituraParada de ônibus que foi construída em 2015 pela comunidade recebeu pintura nova
Parada de ônibus que foi construída em 2015 pela comunidade recebeu pintura nova

OUTROS BAIRROSO Primavera é o quarto bairro a receber o mutirão, que é realizado por meio de parceria da Prefeitura com as associações de moradores. O primeiro foi o bairro Battisti, que começou com a limpeza da área com acúmulo de lixo. “Nossa meta é concluir a limpeza do Battisti para começar o trabalho em outros bairros”, destaca.

Silva estima que pelo menos 80% do lixo do bairro tenha sido retirado e, quando o trabalho for concluído, as equipes devem cercar o local para evitar que o problema antigo do local retorne. “Já temos o material para o cercamento só aguardamos a retirada total do lixo que está sendo feita aos poucos pela Secretaria do Meio Ambiente em função do alto custo”, diz. Na próxima segunda-feira, 7, uma reunião está agendada com a Associação de Moradores para planejar novas atividades. A primeira-dama, Cristiane Wickert, também deve participar do encontro.

Áreas no Loteamento Allgayer, no bairro Coronel Brito, e no Santa Tecla também foram beneficiadas ainda em 2018. “Estamos conversando com as associações de moradores para analisar quais as principais demandas de cada local para fazermos o trabalho em conjunto”, destaca Silva. No loteamento Allgayer foram retirados entulhos em uma área com acúmulo de lixo, feita a terraplanagem no local e a implantação de um pomar comunitário, com o plantio de 30 mudas de árvores.

Já no Santa Tecla foi encaminhada a legalização de uma área onde foi feito um termo de adoção para que os moradores mantenham o local. “Recolhemos lixo, plantamos árvores, fizemos um canteiro de flores e disponibilizamos o material para os moradores fazerem bancos e mesas”, comenta. Um poste de luz também foi instalado no local.

Foto: Divulgação / PrefeituraPrefeitura, Associação de Moradores e Compev se uniram para melhorias no bairro Primavera
Prefeitura, Associação de Moradores e Compev se uniram para melhorias no bairro Primavera