Para as pessoas inscritas no Cadastro único da Prefeitura, e que lhes dá acesso ao programa federal ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Venâncio Aires, mais uma etapa na busca pela casa própria está em fase de conclusão. No sábado, 22, serão divulgados os nomes das 1.630 pessoas que poderão participar do sorteio dos 256 apartamentos do condomínio popular Bela Vista. O sorteio deve ocorrer nos dias 18 e 19 de setembro, no ginásio Poliesportivo, no Parque Municipal do Chimarrão, a partir da manhã.

Amanhã será divulgado um edital onde constarão todas as regras e datas que deverão ser seguidas pelos inscritos. Já a lista com os nomes, no sábado, poderá ser conferida na Folha do Mate e também nos murais da Secretaria da Habitação e Desenvolvimento Social e da Prefeitura. Na listagem, os nomes serão identificados com um número, este que valerá para o momento do sorteio, que será feito a partir de um globo, no qual sairão unidade, dezena, centena e milhar.

Depois disso, as pessoas têm 10 dias corridos (até dia 31 de agosto) para entrarem com recurso, no protocolo da Prefeitura. Este será encaminhado à Secretaria da Habitação e Desenvolvimento Social onde será avaliado por uma comissão e, se necessário, será divulgada, no dia 11 de setembro, uma nova lista com os nomes que participarão do sorteio. 

No primeiro dia de sorteios, serão contemplados os idosos, deficientes e moradores de áreas de risco; que podem ter um acompanhante no local. Os que integram esse grupo prioritário e não forem contemplados no primeiro dia, terão seus nomes incluídos no sorteio do segundo dia. Neste dia, poderá estar presente no local do sorteio apenas o titular, salvo idosos e deficientes que podem estar acompanhados por uma pessoa. 

Os 256 nomes sorteados, mais 30% de suplentes que ficarão no cadastro da Caixa e ainda um montante de 20% que ficam num cadastro reserva da Prefeitura, terão um prazo de cerca de 15 dias para entregar a documentação à Secretaria que repassará à Caixa que finaliza o processo. 

Depois de avaliados, os contemplados participarão de um trabalho técnico-social desenvolvido pela Secretaria. E, por fim, um novo sorteio definirá o apartamento de cada dono.