Após ter sido cancelada devido às condições climáticas, a segunda edição do Tour de Observação Astronômica ‘De Vênus a Marte’ já tem uma nova data marcada: 12 de janeiro. Com algumas novidades em relação ao primeiro tour, o evento promovido pelo Departamento Municipal de Turismo e o Centro de Estudos Ufológicos de Venâncio Aires (Ceuva), está com inscrições abertas. As vagas são limitadas.Conforme explica a coordenadora do Departamento de Turismo, Angélica Diefenthäler, essa vez será diferente. “As pessoas que tiverem interesse irão por conta. As inscrições são realizadas no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e, após a inscrição, vamos disponibilizar o endereço.” Informações também podem ser obtidas pelo telefone 99802 7426.

Foto: Rosana Wessling / Folha do MateKipper mostra o aplicativo utilizado pela equipe do Ceuva que mostra o que será visto na noite
Kipper mostra o aplicativo utilizado pela equipe do Ceuva que mostra o que será visto na noite

O tour se inicia a partir das 19h30min com fechamento do portão da propriedade às 20h, o evento deve se estender até as 23h. A coordenadora de Turismo lembra que será cobrado o valor de R$ 10 no acesso ao local, para ajudar na manutenção do espaço. “Lembrando que não haverá ônibus e nem lanche, cada um fica responsável pela sua alimentação. Além disso, é recomendado levar repelente e um tapete, colchonete ou cadeira.”O evento será ao estilo de piquenique noturno. Para o pesquisador e coordenador do Centro de Estudos Ufológicos de Venâncio Aires (Ceuva), Dirceu Kipper, o tour é inédito na região. “Não conheço outro grupo que faça essa atividade aberta ao público”, salienta. Para Kipper, a astronomia molda o ser humano e mostra o que ele representa para o planeta. “Nosso objetivo é mostrar o prazer de ver o objeto na lente e queremos despertar o interesse da população, isso é muito difícil. A comunidade tem um certo preconceito, mas buscamos divulgar e mostrar o prazer da ciência.”

O que será observadoSegundo o coordenador do Ceuva, Dirceu Kipper, caso a previsão do tempo se manter, será possível observar a lua em fase crescente, o planeta Marte, um aglomerado de sete estrelas, constelações e algumas estrelas gigantes que aparecem no verão como a sírius. Além disso, serão realizadas explicações básicas de ufologia, casos no Brasil e no mundo, e as luzes que observamos à noite.

Foto: Arquivo Pessoal / DivulgaçãoParticipantes do tour astronômico poderão visualizar o céu com lunetas
Participantes do tour astronômico poderão visualizar o céu com lunetas