Momento do 'Parabéns a você' marcou a tarde desta segunda (Foto: Débora Kist/Folha do Mate)

A Organização Não Governamental (ONG) Parceiros da Esperança (Paresp) de Venâncio Aires teve uma segunda-feira especial. Neste 11 de novembro, a entidade comemorou 14 anos de atuação no município. Na programação, desfile de modas, escolha da Garota Paresp, bolo festivo e presença dos apoiadores e parceiros.

Desde 2005, atendendo crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos no turno oposto ao da escola, a Paresp tem motivos de sobra para se orgulhar. Afinal, já foram mais de 1.800 jovens que passaram por ela, seja no início de tudo, no antigo prédio do Casva, seja nos últimos anos, quando a entidade construiu a sede própria, no bairro Morsch.

“Nunca duvidei que a Paresp traria uma contribuição social para Venâncio Aires. Eu sentia a realidade vulnerável de muitas crianças e isso não só despertou o desejo de uma fundação, mas uma dedicação pessoal, com o propósito de resgate de vidas”, afirmou a diretora, Sara da Rosa, ao lembrar do início do projeto.

Naquela época, percorrendo os bairros da cidade, a professora Sara reuniu 140 crianças e, assim, tudo começou. Hoje, o número não mudou muito – cerca de 120 – , assim como a proposta: turno oposto para quem está estudando regularmente. Mas a proporção que a Paresp atingiu vai além. “É um trabalho ‘tripé’, que contempla o centro de atendimento, a escola e as famílias dessas crianças.”

Sobre os próximos 14 anos, Sara da Rosa diz que espera longevidade. “Que tenhamos oportunidade de continuar sentindo de perto essa promoção dada, se revertendo em valores. Valores que os transformem em cidadãos, com direitos, mas principalmente, com deveres.”

ESTRUTURA

A Paresp conta com três educadores sociais, dois monitores sociais, um assistente social, um psicólogo social, um auxiliar de limpeza, um auxiliar de cozinha e um supervisor administrativo. Essa é a equipe contratada, que recebe salário. Já a diretoria, é toda voluntária.

A entidade é filantrópica e todo o atendimento é gratuito para os usuários. Por isso, a Paresp conta com o apoio de diversas empresas: CTA Continental, AD Contec, Haas Paletes, Transportadora Augusta, Faires, Cléris Calçados, Sol & Cor, Madrugada Alimentos, Super Lenz e até a família do técnico de futebol Mano Menezes. A Prefeitura de Venâncio Aires também faz um repasse mensal e a entidade ainda recebe doações da comunidade.

FÓRUM

Integrando as comemorações do aniversário da Paresp, ocorre no próximo dia 28 o 1° Fórum de Reflexão sobre Justiça Restaurativa. Voltado para profissionais da rede socioassistencial de Venâncio Aires, as 60 vagas disponíveis já foram preenchidas.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome