Desde que começou a pré-temporada, a bola não foi deixada de lado na preparação do Guarani. Aliado à atividade física, o trabalho nos gramados tem sido frequente com o grupo. Alternando treinamentos técnico e tático, o treinador Leocir Dall’Astra vai, ao poucos, passando suas ideias de estrutura de equipe.

Nesta sexta-feira, 11, praticamente todo o elenco – três atletas se recuperam no Departamento Médico – foi ao campo do Flor de Maio, em Linha Travessa. Na atividade, Dall’Astra dividiu o grupo em equipes, que jogaram em campo reduzido. “Estamos focando a posse de bola, o trabalho de transição e a pressão na marcação”, explicou o treinador.

Foto: Débora Kist / Folha do MateJogadores treinaram no campo do Flor de Maio nesta sexta-feira, 11
Jogadores treinaram no campo do Flor de Maio nesta sexta-feira, 11

Para as atividades no gramado, o Guarani já usou também o campo do Palmeiras, em Linha Arroio Grande, e deve aproveitar outros locais. “Temos a colaboração de várias comunidades e somos muito gratos. São gramados em condições, onde temos a possibilidade de realizar bem os treinamentos”, destacou Leocir Dall’Astra.

Os treinos seguirão intensos nos próximos dias, visando os primeiros amistosos: em Igrejinha, no dia 23, e em Passo Fundo, dia 27. As voltas ocorrem dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro, respectivamente, em Venâncio Aires. Também no início de fevereiro, Dall’Astra revela que deve ocorrer um jogo-treino contra o Inter B.

ISOCINÉTICONeste sábado, 12, integrantes da preparação física acompanham 20 atletas até Porto Alegre para testes na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).Segundo o preparador físico, José Lummertz, os jogadores passarão pelo aparelho isocinético, máquina na qual se verifica o máximo esforço muscular.

“Eles farão testes de força unilateral nas pernas para apontar algum desequilíbrio muscular. Os testes são para a própria instituição, mas nessa parceria vamos aproveitar e trabalhar em cima dos resultados.” Os demais jogadores ficam em Venâncio e o dia prevê treino com bola e atividades na academia.