Tudo começou como uma brincadeira e, Renata Cristiane de Abreu, 28 anos, custou a acreditar que os vídeos postados no Youtube teriam alguma repercussão. “Sempre fui a negativa da história. Eu não levava fé”, conta.

Foi por insistência do marido, Gleiver Luz dos Passos, 23 anos, que surgiu o canal Receitas Da Rê, em agosto do ano passado, com a receita de um ‘quindão’. A ideia, segundo ele, foi criar um canal de vídeos com receitas práticas. “Foi uma forma de unir o útil ao agradável. Todo mundo quer ganhar uma renda a mais e pensei que, como minha mulher sabia fazer coisas diferentes e eu entendi um pouco de informática, era uma oportunidade”, explica.

No dia 31 de dezembro de 2018, o casal, morador do loteamento União Bela Vista (antiga Vila Tata), viu o número de inscritos no canal ultrapassar mil. “Acreditamos que é o primeiro canal de receitas de Venâncio no Youtube e, agora, com mais de mil inscritos, começamos a ganhar pelos vídeos, conforme as visualizações”, explica Passos, que é funcionário de uma fundição e, nas horas vagas, grava e edita os vídeos no próprio smartphone.

Foto: Juliana Bencke / Folha do MateEnquanto o marido é responsável pela gravação e edição dos vídeos, Renata prepara as receitas para divulgar na internet
Enquanto o marido é responsável pela gravação e edição dos vídeos, Renata prepara as receitas para divulgar na internet

A novidade motivou o casal, que pretende investir em equipamentos, a partir dos rendimentos com os vídeos. Além de uma câmera, uma batedeira nova e utensílios de cozinha estão na lista de compras. “É tudo simples na nossa casa e, às vezes, pedimos emprestada a batedeira ou formas da vizinha. Cuidamos com a apresentação”, comenta Rê.

A partir de agora, o casal pretende postar um vídeo por semana e seguir com receitas práticas. “Todas as receitas que postamos são fáceis de fazer. São coisas que dá para fazer com o que tem em casa, quando chega uma visita, como a pizza de frigideira”, detalha Rê, ao lembrar que o pudim de gelatina foi a receita que mais gerou repercussão no canal.

No futuro, Renata pretende fazer um curso de culinária para oferecer mais opções. Uma das receitas que ela quer compartilhar com os internautas, em breve, é de trufa de chocolate. “Quando meu marido estava desempregado, as trufas deram uma boa ajuda para nós. Eu fazia e ele vendia de casa em casa.”

Foto: Juliana Bencke / Folha do Mate À espera do filho Anthony, que deve chegar em abril, Renata e Gleiver estão motivados com o sucesso no Youtube
À espera do filho Anthony, que deve chegar em abril, Renata e Gleiver estão motivados com o sucesso no Youtube

AudiênciaAté ontem, o canal Receitas Da Rê já tinha 1.048 inscritos. Segundo Gleiver Luz dos Passos, amigos e parentes ajudaram a divulgar o canal. “Eles deram muita força e se inscreveram.” Além disso, ele conta que buscou apoio em grupos de Facebook, conversando com criadores de outros canais de vídeos. “Um ajuda o outro.”