A criação de ambientes mais propícios para atividades de lazer e esporte é o ponto principal da proposta de revitalização das duas praças centrais da cidade que está sendo elaborada pela Prefeitura.

Os projetos preveem reformas arquitetônicas e urbanísticas na Praça da Matriz e Praça da Bandeira. O plano está sendo conduzido pela Secretaria Municipal do Planejamento, a partir de financiamento da Caixa Econômica Federal, que prevê R$ 250 mil para a recuperação da área em frente à Igreja Católica e R$ 110 mil para revitalizar a praça localizada ao lado da Igreja Evangélica.

Conforme a assessora da Secretaria Municipal do Planejamento, Débora Fanck, a proposta para a Praça da Matriz é valorizar a área conhecida como Largo do Chimarrão, que inclui as quadras onde estão a própria praça e a Igreja Católica.

 

A ideia é recuperar os traçados originais e incentivar a presença das pessoas na área interna da praça, com a colocação de novos bancos dentro da praça e o incentivo à instalação lá de um café ou bistrô.

O tradicional hábito do chimarrão no local, já evidenciado pelo chimarródromo (em formato de cuia) e o coreto (em forma de chaleira), também devem ser incentivados e realçados a partir das futuras reformas.

Já a Praça da Bandeira deve se tornar um ponto de encontro para atividades físicas e esportivas. No local, está prevista a instalação de uma academia ao ar livre, nos mesmos moldes daquela recentemente instalada no Parque Municipal do Chimarrão.

A nova área para a prática de exercícios físicos, com 16 equipamentos, seria a peça central do projeto de revitalização, com um visual e caminhos internos mais limpos para facilitar a passagem dos pedestres. O uso das quadras de areia de vôlei e futebol também contribui para a temática esportiva a ser adotada no local.

A revitalização das praças busca deixa-las com uma aparência mais agradável e aptas a receber eventos culturais, como shows ou a Feira do Livro”, frisa Débora.

A utilização de aspectos sustentáveis, como reaproveitamento de água ou sistema de iluminação solar, também está sendo estudada. A elaboração do projeto deve se estender até o primeiro semestre de 2015. A comunidade pode apresentar suas sugestões entrando em contato com a Prefeitura, através dos seguintes canais:

*Site da Prefeitura (www.venancioaires.rs.gov.br – canal Ouvidoria)

*Facebook da Prefeitura (www.facebook.com/prefeituravenancioaires)

*Contato com a assessora Débora Fanck, através do telefone 3983-1000