Foto: Rogério Azevedo da Rosa / DivulgaçãoNo evento Inova Senai RS, nos dias 27 a 29 de outubro, alunos do Senai de Venâncio apresentaram o projeto bengala eletrônica
No evento Inova Senai RS, nos dias 27 a 29 de outubro, alunos do Senai de Venâncio apresentaram o projeto bengala eletrônica

Há cerca de seis meses, alunos na unidade Senai Frederico Closs de Venâncio Aires e professores da escola trabalham na criação do projeto conhecido como bengala eletrônica que deve auxiliar pessoas com deficiência visual. O trabalho foi um entre os 20 escolhidos para participar do evento Inova Senai RS, nos dias 27 a 29 de outubro, em São Leopoldo, região metropolitana de Porto Alegre.

O projeto foi desenvolvido por Ezequiel Rodrigues de Oliveira, Vinícius Schmitz da Silva e Alisson de Jesus Felis que foram orientados pelos professores Rogério Azevedo da Rosa e Luciano Fernandes.

De acordo com o coordenador do Senai local, Juliano da Silva Pereira, a bengala foi planejada para uso em espaços internos, e não nas ruas. Ele explica que a invenção tem uma fita reflexiva que faz a leitura e passa as informações para ela. Os caminhos pelos quais a bengala pode percorrer são pré-definidos. “Por exemplo, se for utilizar dentro de um escritório, haverá um caminho que vai levar o deficiente visual para o banheiro, outro para a porta de saída e para outros espaços internos”, acrescenta.

O objeto tem a capacidade de emitir sons e quando há algum obstáculo na frente, a bengala faz a leitura e diz para o condutor parar. Caso a pessoa saia da rota pré estabelecida, também é passada essa informação. “Ela tem a inteligência de uma placa eletrônica, tem fone de ouvido e apenas a pessoa que a utiliza pode ouvir as informações”, complementa Juliano.

O coordenador ressalta que, por enquanto, a bengala é apenas um projeto que deve ser divulgado também em outros eventos. Caso alguma empresa sinta a necessita de ter o equipamento, a equipe do Senai irá trabalhar em prol disso. “A ideia é trazer inovação, tanto para a indústria, quanto para a acessibilidade à comunidade”, comenta.

MEDALHISTASNo evento Inova Senai RS, alunos do Senai local e seus orientadores foram medalhistas na votação pública pela criação do projeto. Ao todo, foram mais de 1,7 mil votos do público a favor da invenção.