Pedro Motta de Quadros e Pablo Felten são os proprietários da Sultel (Foto: Cassiane Rodrigues/Folha do Mate)

A Sultel Internet e Telecomunicação tem se destacado pelas transmissões de vídeo ao vivo de eventos do município, pela rede social Facebook. Para a próxima segunda-feira, 20, a equipe já está preparada para transmitir a procissão do padroeiro São Sebastião Mártir pela segunda vez. O vídeo estará disponível também nas páginas da Terra FM e Folha do Mate.

Segundo um dos proprietários da Sultel, Pablo Felten, serão quatro câmeras com alta definição de imagem instaladas nas ruas Tiradentes, Júlio de Castilhos, General Osório e Osvaldo Aranha. “Também vamos ter câmeras móveis, assim vai ser possível mostrar detalhes e outros ângulos da procissão”, afirma Felten.

Desde abril do ano passado, a Sultel também transmite as missas dos domingos pela manhã na Igreja Matriz. “É um serviço voluntário que prestamos, nossa intenção é favorecer as pessoas da comunidade que, por algum motivo, não podem ir até a missa”, diz.

Na igreja, são seis câmeras internas e uma externa. “Nós recebemos muitos retornos positivos, tanto de pessoas enfermas quanto daquelas que moram em outros lugares que podem acompanhar os eventos de Venâncio”, relata.

A Sultel também tem no calendário transmissões fixas. Os programas Terra em Meia Hora, Terra Esportes ao Meio-Dia e Conversas de Fato, da Rádio Terra FM, têm todas as edições transmitidas ao vivo e ficam disponíveis para acesso posteriormente na página da Sultel e Rádio Terra. Foram feitas coberturas também de eventos como Festival de Balonismo, Fenachim, Desfile dos Motoristas, carnaval de rua, 20 de setembro, Premiart, Festival Rio Grande Canta o Cooperativismo e jogos decisivos transmitidos pela equipe do Olé Futebol Clube, parceria da Terra FM e Folha do Mate.

Na sede da empresa, que fica rua Berlim da Cruz, 670, bairro Brígida, também foi montado um estúdio com chroma-key (fundo verde). Na estrutura, é possível inserir uma imagem de fundo para transmissões ou gravação com recursos gráficos.

Com estúdio para transmissão ao vivo e unidade móvel, as transmissões ao vivo no Facebook são feitas há cerca de quatro anos. Os proprietários investem em equipamentos mais sofisticados a cada ano e ampliam as parcerias para garantir que mais transmissões sejam feitas.

Tecnologia permite que transmissão seja feita em multiplataformas, mais de uma rede social simultaneamente (Foto: Cassiane Rodrigues/Folha do Mate)

FIBRA ÓTICA

A Sultel surgiu em 2007 com atuação no ramo de telefonia. Há cinco anos, entrou para o ramo da internet e hoje conta com 70% do município com cabeamento de fibra ótica. A intenção é que até o final deste ano todo o perímetro urbano de Venâncio seja abrangido. A empresa trabalha com planos de 8 a 80 mega na fibra e via rádio. “Nosso foco sempre é valorizar os clientes com bom atendimento”, garante.

Todas as transmissões feitas pela Sultel ficam salvas na página da empresa para que o público possa ter acesso depois do evento. A gravação com maior número de acessos até hoje é o desfile de Carnaval de rua 2019, com 18 mil visualizações.

LEIA MAIS: Festa do Bastião movimenta Venâncio até a segunda-feira

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome