A ciclofaixa possui cerca de 1,4 quilômetro de extensão (Foto: Reprodução Prefeitura)

Estacionar o carro na rua Armando Ruschel, no bairro Gressler, deve trazer menos preocupações e riscos para motoristas e ciclistas. Ao longo de quase um ano, mudanças foram estudadas pela Secretaria de Planejamento e Urbanismo. O resultado destes levantamentos serão apresentados em encontro com moradores hoje, a partir das 16h, na sala de reuniões da Prefeitura.

A intenção, explica a secretária Jalila Stahl Böhm Heinemann, é criar ‘bolsões’ para permitir o estacionamento de carros em até três pontos ao longo de uma quadra. A partir desse projeto piloto, será liberado o recuo da calçada, que servirá de estacionamento. Na sequência ficarão a ciclofaixa e a pista de rolamento, respectivamente.

Além da calçada, parte da largura da ciclofaixa também será suprimida. A quadra escolhida para essa adaptação fica entre as ruas Willibaldo Lenz e Cláudio Reckziegel. Com isso, ressalta a coordenadora técnica, Simone Becker Rech, que é arquiteta e urbanista da secretaria, a ciclofaixa terá a largura reduzida de 2,5 metros para 1,2 metro.

“Em observância à legislação, poucas foram as opções disponíveis para o local, mas acredito que chegamos a um meio termo. Conseguimos contemplar, em parte, a reivindicação dos empresários do trecho e também os usuários do ciclovia”, disse Jalila. Ela também destaca que o projeto em completo e com imagens será apresentado no encontro.

NOVE VAGAS

Com a implementação do projeto poderiam ser criadas até nove vagas de estacionamento para carros. Embora o projeto tenha sido produzido pela Prefeitura, a obra para readaptar a quadra deverá ser custeada pelos empresários e comerciantes do trecho. Eles afirmam que a impossibilidade de estacionar no trecho inviabiliza negócios.

MULTA

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar em ciclofaixa ou ciclovia é uma infração de natureza gravíssima com fator multiplicativo 3, somando sete pontos na carteira e multa no valor de R$ 880,41. Estacionar nestas áreas corresponde a uma infração grave, cinco pontos no prontuário do condutor e multa de R$ 195,23.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome