(Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias)

A partir de agosto de 2020, os moradores de Venâncio Aires e todos os municípios brasileiros receberão aquela visita que é feita a cada 10 anos. Trata-se do Censo Demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mas, antes de responder ao questionário, há todo um trabalho de planejamento necessário para contratar os profissionais que farão as perguntas. Na Capital Nacional do Chimarrão, a estimativa é de que sejam 70 recenseadores. São eles que percorrerão as casas para a coleta de informações.

Segundo o chefe da agência regional do IBGE, com sede em Santa Cruz do Sul e que abrange 14 municípios, Luiz Eduardo Braga, o processo seletivo dos recenseadores deve ter o edital publicado em março do ano que vem. Para se candidatar, os interessados precisam ter concluído o ensino médio. A coleta, será realizada entre agosto e outubro, com data-base em 31 de julho de 2020. Isso quer dizer que, nascimentos, por exemplo, depois dessa data, não serão contabilizados no Censo.

Essas e outras informações gerais sobre o Censo foram discutidas em reunião, na última semana, na Prefeitura. “Foi um encontro preparatório, para apresentar o plano de trabalho, a logística e a importância de a comunidade ajudar na divulgação dos processos”, destacou Braga.

Ainda para 2020, há expectativa de o Município disponibilizar um espaço fixo para os trabalhadores, a exemplo de 2010.

CONTRATAÇÕES

  1. Embora envolva mais pessoas, a contratação de recenseadores será o último processo realizado pelo IBGE. Antes disso, serão contratados dois coordenadores censitários sub-área, para Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, mas que estarão lotados apenas em Santa Cruz.
  2. “Eles atuarão como gerentes regionais, coordenando os municípios”, explica Luiz Eduardo Braga. O processo seletivo para estas duas vagas exigirá ensino médio e deve ser aberto já em setembro, com as informações disponíveis no site do IBGE. As contratações estão previstas para janeiro.
  3. Outro processo seletivo que exige apenas ensino médio é para o cargo de supervisor. Este edital deve ser aberto em fevereiro, para contratação de um agente censitário municipal e oito supervisores, que serão responsáveis pelo acompanhamento do trabalho dos recenseadores em Venâncio Aires.

EXPERIÊNCIA

Conforme o chefe da agência regional do IBGE, Luiz Eduardo Braga, a partir de 1º de setembro será realizado um Censo Experimental, em Poços de Caldas, Minas Gerais. Será um teste para 2020, para a coleta e o funcionamento do aplicativo do questionário. Cada recenseador terá um smartphone de uso exclusivo do IBGE. O dispositivo móvel também será usado no ano que vem.

LEIA MAIS: 

População venâncio-airense chega a 71,5 mil habitantes

Venâncio terá R$ 3 milhões a mais de Fundo de Participação dos Municípios em 2020

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome