A votação se deu em três modalidades (Foto: Governo do Estado/Divulgação)

Qualificação e Desenvolvimento do Turismo do Vale do Rio Pardo é a demanda prioritária de Venâncio Aires para a Consulta Popular, a qual ocorre entre os dias 4 e 6 de setembro.

Segundo a presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude), Jalila Bohm Heinemann, é no setor do turismo que se pretende buscar recursos. “Por ser um valor total baixo, pensamos que trabalhar por um projeto regional é o ideal no momento. O turismo se relaciona com incremento financeiro ao comércio de serviços locais.”

Ainda conforme Jalila, serão necessários 1.030 votos – 2% do eleitorado no pleito. A porcentagem é de acordo com o número de eleitores de cada município e foi definida em assembleia do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede).

O valor para o Vale do Rio Pardo neste ano é de R$ 742.857,14, que será dividido igualmente entre os dois projetos mais votados – R$ 371.428,57 para cada. Será destinado o mesmo valor para os 23 municípios do Corede, sem proporcionalidade, sendo que 11 municípios acessarão o recurso de um dos projetos eleitos e outros 12 municípios de outro, respeitando a proporcionalidade dos votos.

VOTAÇÃO

  • A votação será em três modalidades: pelo site consultapopular.rs.gov.br; através do aplicativo off-line (forma de voto coletada por dispositivos móveis sem acesso à internet) e por SMS. Para participar, o cidadão precisa ter título de eleitor e só pode votar uma única vez.
  • Além do turismo, os projetos que estarão na cédula de votação são: fortalecer e fomentar a produção, industrialização e comercialização da agricultura familiar; desenvolvimento e inovação tecnológica da região; fomento à agroecologia e à produção orgânica; e educação ambiental.
  • Em Venâncio Aires, haverá pontos fixos para coleta de votos. Conforme Jalila Bohm Heinemann, eles ficarão na Prefeitura, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e no Calçadão.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome