Lutas e conquistas do STR são narradas em livro comemorativo

-

Tendo por objetivo contar a história da trajetória de 50 anos de vida do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Venâncio Aires (STR), suas lutas e conquistas, foi buscada por meio de pesquisa de campo, levantamento bibliográfico e consulta no banco de fotos e livros de atas, entre outras fontes, a história de homens e mulheres que ajudaram a melhorar a vida do agricultor familiar do município de Venâncio Aires e das extensões de base de Mato Leitão e Vale Verde.

Sandra Helena Wagner, secretária da entidade, foi a responsável pela pesquisa e os textos do livro, ´Uma história de lutas e conquistas – 50 Anos STR Venâncio Aires.Sandra relata que em 2008 passou a integrar a direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Venâncio Aires, na função de secretária, e para se inteirar da lida diária da entidade, ela buscou saber mais sobre a história da mesma. Foi nessa busca que percebeu, ao final de quatro anos de mandato, que a entidade estaria completando 50 anos de fundação e, além disso, constatou que o acervo de informações sobre a vida da entidade era muito restrito, com poucas fotos e poucos registros.

A partir disso, veio a vontade de entender melhor a organização e a evolução de uma entidade, hoje solidificada e alicerçada com base em ações e atitudes de homens e mulheres de coragem e de muita persistência. Foram três anos de pesquisas lendo livros de atas e registros diários feito pelas direções anteriores. Além disso, foram feitas entrevistas com pessoas que ajudaram na fundação dosindicato, como, Arthur Finkler, Ireneu Lenz e Paulo Lenz.“Para contar a história mais recente, obtivemos o apoio de, Elemar Walker, há mais de 20 anos  integrando a direção da entidade, bem como, a funcionária, ângela Hackenhaar Debald, que está na entidade há 23 anos”, acentua Sandra. Ela acentua que o livro ainda traz referências à ajuda prestada à entidade e aos agricultores familiares a ela associados de, Leopoldo Guilherme Konrad, primeiro inseminador de Venâncio Aires e que muito contribuiu para melhorar geneticamente o rebanho bovino do município, assim trazendo renda para o agricultor familiar.

Sandra frisa que outras tantas pessoas contribuíram com informações e fotos como, Elzira Kroth; os filhos de, Octávio Adriano Klafke; Selma Siebeneichler, esposa do falecido presidente, Aloísio João Siebeneichler, bem como, Nestor Heinen, filho do presidente, Aloysius Heinen. Na organização, editoria e revisão do livro, Sandra contou com o apoio da jornalista, Lisiana dos Santos, e de Anselmo Piovesan, ambos assessores do gabinete do deputado estadual, Heitor Schuch (PSB).

O livro, continua Sandra, está dividido em cinco capítulos. O primeiro traz o surgimento e o fortalecimento dos sindicatos no mundo, no Brasil e no meio rural. Esse capítulo tem por objetivo mostrar a importância e o que de fato é um sindicato. No segundo se busca mostrar a organização, ou seja, os sindicatos, as regionais, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). No terceiro capítulo, o livro busca contar a história  do povo de Venâncio Aires e, por consequência, a história de vida do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. “Destacamos aqui a história da colonização do município, a emancipação política administrativa do mesmo; a força da igreja com a criação da Frente Agrária Gaúcha que mobilizou e criou inúmeros Sindicatos de Trabalhadores Rurais pelo Estado, incluindo o de Venâncio Aires; a história de fundação do STR Venâncio Aires; uma homenagem a Octávio Adriano Klafke, que foi pioneiro e visionário, às diretorias que construíram essa  história; bem como, foi feito um registro dos fatos mais marcantes dos 50 anos ora comemorados”, acentua Sandra.

No capítulo quatro do livro é destacada a participação ativa do STR de Venâncio Aires nas grandes lutas e nas importantes conquistas coordenadas pelo Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).São destaque o reconhecimento da profissão de trabalhador(a) rural; a assistência médica, odontológica e educação para os filhos de agricultores; a Previdência Social e a conquista da aposentadoria rural; crédito fundiário; Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); habitação rural, entre outras. No quinto e último capítulo é destacado o STR de Venâncio Aires hoje, e sua visão de futuro. A luta constante em defesa do agricultor familiar; o fomento agropecuário; a prestação de serviços no escritório; as vantagens de ser associado da entidade; a relação de todos os funcionários que fizeram parte dessa história e um destaque especial para personalidades e depoimentos. “O final deste livro nos leva a pensar no  futuro. Qual a visão de futuro, da atual direção, para os próximos anos. Comemoramos 50 anos, ainda somos jovens, e o futuro o que nos espera?”, salienta Sandra. Ela observa que outras pessoas podem e devem continuar contando ´Uma história de lutas e conquistas` em um novo tempo, com novos atores, “quem sabe com outras formas de agricultura, mas com a certeza de que somente com união temos força”.

Sandra saúda o STR, aos agricultores(as) que ajudaram a construir e a contar essa história. “Parabéns a todos nós trabalhadores e trabalhadoras rurais”, pontua. Sandra informa que o livro será distribuído para as escolas dos municípios de Venâncio Aires, Mato Leitão e Vale Verde, bem como estará à disposição nas bibliotecas desses municípios. Além disso, será distribuído de forma gratuita a todos os sócios da entidade. Sandra ressalta ainda a parceria com a  Afubra, Sicredi Vale do Rio Pardo e a Regional Sindical Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, que ajudaram a custear o livro, e ainda destaca o apoio do gabinete do deputado estadual, Heitor Schuch.

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido