Mato Leitão enfrenta cidade do Ceará no Dia do Desafio

-


Mato Leitão enfrenta cidade do Ceará no Dia do Desafio

As 481 cidades gaúchas que aderiram ao Dia do Desafio 2012 já conhecem seus confrontos para o dia 30 de maio. Mato Leitão enfrentará nesta edição a cidade de São João do Jaguaribe (Ceará). Realizado sempre na última quarta-feira de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam a rotina e pratiquem 15 minutos de atividade física. Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma competição para tentar envolver nas atividades a maior porcentagem de pessoas, em relação ao total de habitantes. é uma disputa amigável, que estimula a participação. No desafio, os vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração, a criatividade, a liderança, o espírito comunitário e começam a compreender a importância de fazer da atividade física um hábito para os outros dias do ano. No ano passado, mais de 3,7 milhões de atendimentos foram efetuados em ações do evento no Rio Grande do Sul.

DIA DO DESAFIO

O Dia do Desafio foi criado no Canadá, no inverno de 1983, quando a temperatura de uma pequena cidade chegava a -20°C. Quando já pairava a noite sobre as ruas, por volta das 15h, o prefeito sugeriu que as pessoas apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão. Pelo total de eletricidade economizada no momento da caminhada, foi possível estimar o número de pessoas envolvidas na atividade. Em 1995, o Sesc São Paulo apresentou ao Brasil a proposta com o objetivo de incentivar as pessoas a abandonar a vida sedentária e adotar a prática da atividade física diária, realizado por meio de um desafio entre as cidades de diferentes países. Na ocasião, participaram 35 cidades, mobilizando 1.968.150 pessoas. No Rio Grande do Sul, o Dia do Desafio vem sendo realizado desde 1997, e atualmente é o segundo estado brasileiro com o maior número de participantes.

SãO JOãO DO JAGUARIBE

Sua população estimada em 2010 era de 7.902 habitantes. Desses, 3.169 moram na zona urbana e 4.733 moram na zona rural. O principal fator econômico é a agricultura, tendo como principais produtos o arroz, banana (já foi a terra da banana), feijão e milho, em menor escala caju, limão, algodão e mandioca. Na pecuária, destaca-se a criação de bovino, suíno, ovino, caprinos e eqüinos. O município tem um clima caracterizado por temperaturas mínimas em torno dos 23 °C e máximas de 29 °C, em média. O município de São João do Jaguaribe está inserido na bacia hidrográfica do Baixo Jaguaribe.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mato Leitão

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes