Com a retirada de contêineres que antes eram destinados ao lixo seco e a readequação da coleta seletiva na cidade, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente esclarece a população para a destinação correta dos resíduos domésticos, especialmente o chamado lixo seco. Para garantir que o lixo reciclado em casa receba a destinação correta para o reaproveitamento de catadores ou mesmo da Usina de Triagem Municipal, alguns procedimentos devem ser adotados.

Conforme a bióloga Gabriela Graef, nas regiões onde existe o contêiner para lixo orgânico, o lixo seco deve ser colocado ao lado, nas terças e sextas-feiras, próximo às 19h, horário que inicia a coleta. Ela acrescenta que as pessoas que possuem lixeiras em frente às residências podem utilizá-las para depósito do lixo seco, pois os garis estão orientados a recolher.

Já nas áreas onde não há contêineres, a Secretaria do Meio Ambiente segue mapa da coleta seletiva, onde o perímetro urbano está subdividido em três grandes áreas. A área central recebe coleta de resíduo seco nas terças e sextas-feiras. A área próxima a RSC-453 e bairros arredores recebe coleta nas segundas-feiras. Já os bairros da região Santa Tecla, Aviação e Gressler recebem recolhimento de lixo seco na quinta-feira.

Enquanto busca adequar a coleta seletiva, a Administração Municipal já está com processo licitatório em andamento para aquisição de novos contêineres para o lixo seco e outro processo administrativo para aquisição de lixeiras que serão instaladas no centro da cidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires