Obra do Monumento à Bíblia está concluída e agora receberá paisagismo (Foto: Rosana Wessling/Folha do Mate)
Obra do Monumento à Bíblia está concluída e agora receberá paisagismo (Foto: Rosana Wessling/Folha do Mate)

Quem passa pela Praça Henrique Bender verifica que a obra do Monumento à Bíblia, erguido na esquina das ruas Voluntários da Pátria com a Tiradentes, está pronta. Com 3,4 metros de altura, a obra teve custo de R$ 42 mil e foi executada pelo escultor e artesão Marcos Datsch de Oliveira.

A assessora administrativa da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, a arquiteta Simone Becker Rech, explica que a parte que vinha sendo feita pelo escultor está finalizada. A partir de agora, a ideia do Conselho de Ministros e Pastores Evangélicos de Venâncio Aires (Compev) é realizar o paisagismo e o acesso no local. “Eles também estão comprando um sensor de presença que será instalado para quando alguém chegar perto acionar o som e o monumento recitar algum versículo”, adianta. Além disso, ainda é necessário ligar as lâmpadas a um interruptor que fica localizado em uma sala, nos banheiros da praça.

A assessora administrativa esclarece que os membros do Compev receberam a responsabilidade de terminar os acabamentos estéticos do espaço. “Passamos essa responsabilidade para que eles se sintam no compromisso, inclusive, pela manutenção do monumento”, pontua.

A obra teve custeio da Prefeitura, mas o Compev reverterá o valor do custo da obra para entidades de Venâncio Aires, inclusive, um valor já foi repassado ao Hospital São Sebastião Mártir (HSSM).

  • Saiba mais

O Monumento à Bíblia tem uma base de 40 centímetros de altura. Essa base é um mapa com os distritos de Venâncio Aires. Além disso, a estrutura tem mais 40 centímetros de um pilar de sustentação para o livro, que tem 2,1 metros e está aberto. São 2,9 metros de altura, no total, e 7 metros de comprimento com a posição solar voltada para o Norte/Nordeste.

LEIA MAIS: Cápsula do tempo é concretada ao Monumento à Bíblia

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome