A forte chuva registrada desde a quarta-feira, 7, deixou a Defesa Civil de Venâncio Aires e moradores em situação de alerta. Até o começo da noite desta quinta-feira, muitas famílias que residem nos bairros União, Dietrich, Morsch, Artus e Battisti já haviam levantado os móveis, prevenindo-se, caso a água atinja as casas.

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateElisabete mora na parte baixa da avenida Rubert Filho, no bairro União
Elisabete mora na parte baixa da avenida Rubert Filho, no bairro União

é o caso de Elisabete Soares Kist. Separada e mãe de dois filhos, a mulher de 40 anos e que reside na parte baixa da avenida Ruperti Filho, no bairro União, enfrenta mais uma enchente. Ontem à tarde, acompanhada pelo filho Vinícius, 7 anos, aguardava a melhora do tempo para poder voltar para dentro de casa.

Precavida, levantou os móveis e foi para a casa de parentes. A mulher, que já enfrentou outras cheias, mora naquele local há 20 anos. “Tinha que dar um jeito nisso”, pediu.Outro que ontem à tarde se prevenia é Paulo Kist, 53 anos. Vizinho de Elisabete, ele levantou os móveis e levou algumas roupas de cama para dentro do seu carro, estacionado distante do local atingido pela água. “Pelo menos tenho roupas para passar a noite”, disse. Além dele, moram na sua casa a esposa e um filho. Kist reclama da demora para que surja uma solução definitiva.

170 mm em 24 horasAté a tarde de ontem já havia chovido 170 milímetros, em Venâncio, em 24 horas. O prefeito Airton Artus juntamente com o coordenador da Defesa Civil, Paulo Landim e secretários,

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do Mate.

reuniu a imprensa local na Sala de Reuniões da Prefeitura. O coordenador ressaltou que a prioridade é garantir todo o suporte para as pessoas. “Estamos monitorando e acompanhando. E sempre que possível, orientamos e avisamos as pessoas”, enfatiza.

Artus ressaltou as ações programadas pela Prefeitura para amenizar os estragos, entre elas, uma nova limpeza do Arroio Castelhano. A intenção é que a manutenção e retirada de lixo seja feito em período de estiagem. “Além dos sete pontos que receberam a limpeza com a draga em 2013, outros devem receber a limpeza, também”, complementou a assistente social e vereadora, Ana Cláudia do Amaral Teixeira.

LEIA MAIS: Clientes da AES Sul sem luz

Grazino não causa estragos significativos no tabaco

PREVISãOOs significativos volumes de chuva que caem sobre a região desde quarta-feira, 7, devem seguir hoje, amanhã e diminuem no domingo, 11. Hoje ainda há riscos de temporais em pontos localizados. As temperaturas ficam entre 12 e 19 graus. Já amanhã a chance de chuva diminui para 60%. Mas de acordo com o Clima Tempo, as chances de chuvas na Capital do Chimarrão seguem até segunda-feira, 12. O sol deve ‘dar as caras’ somente na terça-feira, 13. Mas a chuva já retorna na quarta-feira, 14.