Foto: Divulgação / AI Palácio PiratiniPrefeito Airton Artus foi a Porto Alegre para agenda com Westphalen
Prefeito Airton Artus foi a Porto Alegre para agenda com Westphalen

Depois de responder positivamente ao pedido de municipalização do Acesso Imperatriz Dona Leopoldina (ERS-244), a Administração Municipal de Venâncio Aires ainda aguarda a finalização do processo por parte do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). O assunto foi tema de reunião nesta terça-feira, 21, entre o prefeito Airton Artus e o secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen, no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

Com emenda parlamentar destinada no valor de R$ 250 mil do deputado federal João Derly (Rede Sustentabilidade) para iniciar a construção de um caminhódromo no local, Airton Artus busca agilizar a municipalização para não perder a obra. “Queremos destinar o recurso para esse local, já que temos um projeto pronto para revitalizar a entrada principal da nossa cidade, proporcionando um espaço bonito e seguro para as caminhadas de fim de tarde e atividade física junto ao Parque do Chimarrão”, argumenta o prefeito.

O assunto foi debatido após coletiva do governador José Ivo Sartori e na presença do mesmo, que pediu providências ao secretário. A municipalização do trajeto de aproximadamente quatro quilômetros, que inicia no trevo de acesso à cidade e termina próximo ao depósito da Alliance One (antiga Rio Grande Tabacalera), já havia sido solicitada aos governos Yeda Crusius e Tarso Genro. Dessa vez, o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, comprometeu-se a finalizar o processo que já tem parecer favorável do Daer.

PONTE – Outro assunto na pauta foi o pedido de vistoria emergencial para continuidade das obras da ponte de Vila Santa Emília. O local aguarda o Departamento de Engenharia do Daer liberar o prosseguimento.