Foto: Rui Borgmann / AI PrefeituraIntegrantes do Conselho se reuniram no Grêmio Sete de Setembro
Integrantes do Conselho se reuniram no Grêmio Sete de Setembro

Venâncio Aires conta com diretoria do Conselho Municipal do Esporte. A eleição foi realizada na noite de terça-feira, 26, nas dependências do Grêmio Recreativo Sete de Setembro. O representante das federações amadoras e faixa preta do taekwondo, Everton Coutinho, é o presidente. Rodrigo Fausto, representante das ligas e também identificado com a organização de torneios de futebol, foi empossado como vice. Já os secretários são Nara Helfenstein e Jarlei Wacholz Júnior. Esta diretoria fica à frente do Conselho pelos próximos dois anos.

O Conselho Municipal do Esporte foi criado com o objetivo de apoiar as políticas públicas na área esportiva, além de fiscalizar as ações executadas pela Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo. Além disso, os membros do Conselho vão discutir e apontar direções onde devem ser investidos os recursos para que todos os seguimentos sejam contemplados.

“O esporte merece uma atenção maior. Que vocês sejam críticos, mas flexíveis à classe e tragam boas ideias, tencionando valores que contemplem os seguimentos de maior repercussão, como o futebol e o futsal e também as modalidades menores, que buscam seu espaço”, disse o secretário de Cultura, Esportes e Turismo, Lucas Ferreira. O coordenador do Esporte em Venâncio Aires, Henrique Silva, afirma que o Conselho será a voz do esporte. “Nesse primeiro momento o nosso objetivo era formar a diretoria para que na sequência possamos levantar demandas a favor do esporte”, reforça Silva.

O presidente eleito agradeceu à oportunidade de presidir o Conselho e também à confiança repassada pela Administração Municipal e pelos conselheiros. “Vamos nos unir para contemplar todas as modalidades. é um grande passo para sermos ouvidos; é a hora de todos os esportes”, exalta Everton Coutinho. O vice-presidente Rodrigo Fausto corrobora no sentido de que é preciso novidades no sentido de priorizar todos os esportes.

O Conselho vai usufruir da estrutura da Administração Municipal para realizar o seu trabalho como a elaboração de projetos ligados ao esporte, contribuir com a captação de recursos, etc. O próximo passo da diretoria é incluir outros cargos como o diretor de eventos e promover a 1ª Conferência Municipal do Esporte a fim de realizar um levantamento sobre cada modalidade e eleger as demandas. O presidente eleito tem o prazo de 30 dias, a contar de sua eleição, para elaborar e aprovar o Regimento Interno do Conselho. Um novo encontro está agendado para o dia 2 de setembro, às 20h, no Grêmio Sete de Setembro.