Neste dia o Rotaract Club celebra 46 anos de sua criação, e juntamente com o aniversário uma outra ação em prol da humanidade vai chegando ao seu desfecho. Os 8 Objetivos do Milênio criados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000 estabeleceram oito metas para serem alcançadas em 15 anos pelas nações de todo o mundo em favor do desenvolvimento dos países e do bem estar de seus cidadãos. Os Rotaract Clubs de todo o mundo se propuseram a ajudar a causa, e a presidente do grupo de Venâncio Aires explica esse trabalho junto à comunidade.

Conhecida como 8 Jeitos de Mudar o Mundo no Brasil, a meta da ONU para os 15 anos se encerra em 2015. Segundo a presidente do Rotaract Club Venâncio Aires, Daniela Kliemann, o Rotaract decidiu se engajar e ajudar a ONU a divulgar os objetivos do milênio. “Esses oito objetivos envolvem várias áreas: saúde, educação, meio ambiente. O nosso papel é de ajudar a divulgar e mostrar à população como atingir esses objetivos e a meta estipulada”, explica Daniela.

O Rotaract realizou um projeto em quatro etapas. “As duas primeiras etapas são de divulgação; através dos meios de comunicação da cidade buscamos mostrar os objetivos a serem alcançados”, destaca a presidente. Ela explica que houve também um envolvimento da campanha com as escolas da cidade, nas quais foram trabalhados os oito objetivos. “Foi discutido nas escolas formas de trabalhar os objetivos pelas crianças do ensino fundamental na própria comunidade. Já os alunos do ensino médio trabalharam o oitavo objetivo, ‘Todo mundo pelo desenvolvimento’”, explica.

Os alunos do ensino fundamental atuaram na confecção de banners, representando os objetivos, que serão espalhados pela rua Osvaldo Aranha durante a semana de aniversário do Rotaract. Com os alunos de ensino médio das escolas públicas o trabalho foi semelhante. “Foi discutido em aula como os estudantes podem contribuir para o desenvolvimento da comunidade. Além disso, os alunos participam de um concurso de redações, voltado para o tema do desenvolvimento, no qual três textos serão escolhidos e premiados.

História do Rotaract Club

Há exatos 46 anos era fundado o primeiro Rotaract no mundo. Nos Estados Unidos, o então presidente do Rotary Internacional, Luther H. Hodges, e seu conselho diretor estabeleceram o Rotaract como um programa oficial, fundando assim o clube de North Charlotte em 1968.

O nome Rotaract surgiu da expressão “Rotary in Action” (Rotary em Ação) e seguem o lema “Dar de si antes de pensar em si”. Este programa de Rotary desenvolveu-se rapidamente em sua curta existência. Atualmente conta com 6.208 clubes espalhados em 192 países, totalizando um quadro social internacional de 142.784 sócios, que trabalham em benefício das suas comunidades locais. No Brasil, ultrapassam os 11 mil rotaractianos.

Em Venâncio Aires, o Rotaract Club, apoiado pelo Rotary Venâncio Aires e Rotary Chimarrão, foi oficialmente fundado em 30 de novembro de 1989, sendo que atualmente conta com 30 membros, sendo sócios e convidados.

Entre as ações tomadas pelo grupo no município estão, além do envolvimento com a comunidade, treinamentos de oratória e de liderança para o desenvolvimento dos membros; durante a época de natal o Rotaract está presente acompanhando o dindinho com membros que divertem os usuários da atração, e também o Natal Solidário, promovendo o envio de cartas ao Papai Noel por crianças da cidade e a adoção destas por “padrinhos”, os quais se dispõe a realizar os pedidos das crianças; o projeto Café Consciente leva às escolas e comunidades mais carentes da cidade um café da manhã às crianças e instruções com um profissional de odontologia.