Por Luana Schweikart e Bruna Stumm
Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira, 14, a organização da 146ª Festa de São Sebastião Mártir anunciou mudanças no formato do evento que está programado para ocorrer de 20 a 23 de janeiro.
Toda a programação religiosa está mantida e este será o foco dos festejos em honra ao padroeiro de Venâncio Aires. A principal mudança é o cancelamento da apresentação de todas as bandas previstas na programação.
O presidente do Conselho Paroquial de Administração da Paróquia São Sebastião Mártir, Fernando Heissler, comenta que as mudanças foram pensadas por dois motivos: a legislação, pois esperava-se definições por parte do Município e do Estado; e pela questão ética da Igreja em preservar a vida.
Heissler comenta que a definição ocorreu com base no fato de que se a festa ocorresse nos dias de hoje, tudo poderia ser feito, mas a incerteza de como seria na próxima semana fez com que a organização se antecipasse. “Será praticamente como nos moldes da última edição, sem bandas, sem danças e confraternizações entre pessoas”, afirma.
A festa inicia na próxima quinta-feira, 20, com procissão motorizada, que terá saída da Comunidade Santa Rita de Cássia, do bairro Gressler. No mesmo dia, às 17h, ocorre bênção drive-thru em frente à Igreja São Sebastião Mártir.
A missa campal e procissão, programadas para o domingo, 23, estão confirmadas e foram autorizadas pela fiscalização da Prefeitura e pelo Centro de Operações de Emergências (COE) da Saúde para serem feitas ao ar livre. Caso, até o dia de início da festa, o COE local faça alterações nos protocolos, a organização da festa fará adequações. Todas as atividades na Igreja Matriz seguirão as regras como o uso de máscara, álcool gel e distanciamento entre as pessoas.
“A festa do ano passado foi um teste que deu certo e vamos seguir os mesmos moldes este ano.”
FERNANDO HEISSLER
Presidente do Conselho Paroquial de Administração da Paróquia São Sebastião Mártir
Festeiros
O evento tem como festeiros os casais Marcos e Fátima Stahl, Eduir e Iria Keller, e Pedro e Teresinha Mayer. O grupo manifestou na coletiva de imprensa a tristeza em não conseguir, ainda, realizar uma festa completa. Os casais comentam que agora vão focar na venda da Ação entre Amigos para manter os recursos da Paróquia; na gastronomia e na venda de itens religiosos, com a tenda das Damas da Caridade. A exposição dos produtos deve ser feita em frente à igreja matriz.
Saiba mais
- No setor gastronômico, a galinhada poderá ser consumida no local e poderá ser levada para casa. O tradicional pastel do Bastião, também poderá ser consumido no local, ou, para quem desejar, terá tele-entrega, a exemplo da festa de 2021. Conforme a organização, a festa seguirá os mesmos protocolos de restaurantes no setor alimentício. A galinhada terá o valor de R$15. Já o pastel será comercializado no valor R$ 6. Cachorro-quente, cuca e torta não serão comercializados.
- Pedidos de tele-entrega poderão ser feitos pelos números (51) 98053-3747 e (51) 99852-9419.
-
A venda de tortas, cucas e cachorros-quentes também foi cancelada, devido ao grande número de pessoas que estariam envolvidas e para evitar uma possível contaminação.
- A tenda das Damas de Caridade está mantida, e será feita em frente à Igreja Matriz.
- A apresentação da Orquestra da Igreja Evangélica (Oceva), está confirmada, e será realizada na igreja. No local, o uso de máscaras, uso do álcool gel e distanciamento, principalmente nas missas é indispensável.
-
Busca dos festeiros e sorteio da ação entre amigos no dia 23, com transmissão ao vivo pela página da Paróquia no Facebook.
-
11 é o número de bandas que fariam parte da programação da festa e agora não terão mais apresentação.
Clique aqui e confira a transmissão ao vivo da coletiva.
Programação
20 de janeiro – Quinta-feira
- 9h – Procissão motorizada – Saída da Comunidade Santa Rita de Cássia, do bairro Gressler
- 10h – Missa de Abertura da 146ª Festa de São Sebastião Mártir, na Igreja Matriz
- 11h30min – Galinhada no Pavilhão
- 17h – Bênção drive-thru (veículos, pessoas, objetos religiosos), em frente à Igreja Matriz
- 19h – Apresentação da Oceva na Igreja Matriz
- 20h – Galinhada no Pavilhão
21 de janeiro – Sexta-feira
- 19h – Missa festiva na Igreja Matriz
- 20h – Galinhada no Pavilhão
22 de janeiro – Sábado
- 10h – Missa festiva na Igreja Matriz
- 11h30min – Galinhada no Pavilhão
- 18h – Missa festiva na Igreja Matriz
- 20h – Galinhada no Pavilhão
23 de janeiro – Domingo
- 10h – Missa festiva na Igreja Matriz
- 11h30min – Galinhada (com maionese) no Pavilhão
- 17h – Missa Campal
- 18h – Procissão pelas ruas da cidade
- 20h – Busca dos Festeiros
- 20h – Galinhada no Pavilhão
- 22h – Sorteio da Ação entre Amigos
LEIA MAIS: