Parceria intersetorial pela diversificação rural

-

Dimar Frozza, diretor de tabaco da companhia (Foto: Edemar Etges/Folha do Mate)

Na quinta-feira a Souza Cruz reuniu a imprensa regional em Santa Cruz. O Diretor de Tabaco da companhia, Dimar Frozza; o Gerente Nacional de Produção Agrícola, Alex Genher; o Gerente de Sustentabilidade e Relacionamento, Claudimir Rodrigues; e o Gerente Industrial, Adriano Ruslak, mostraram o sistema operacional de produção.

Na rodada de perguntas, questionei a viabilidade de uma parceria intersetorial das trabacaleiras do Vale do Rio Pardo com as Cooperativas de proteína no Vale do Taquari, especialmente Languiru e Cosuel. Uma parceria técnica que possa ampliar a produção e produtividade do tabaco e do milho, proporcionando ao produtor duas safras com colocação garantida da produção.

Frozza lembrou que foi a Souza Cruz que criou o programa do milho e feijão na resteva do tabaco em 1985, como forma de incentivar o produtor de tabaco a plantar uma segunda safra. Em 2014 o programa foi repassado para o Sinditabaco que o ampliou para produtores integrados de todas as empresas, o que incentivou a proposta, que hoje já é uma realidade.

Venâncio é o segundo maior produtor de tabaco no Brasil, com 9 mil hectares, e está entre os cinco maiores produtores de milho do RS, com 14 mil hectares da safra e safrinha da resteva do tabaco e mais 3,3 mil hectares de milho para silagem.

Frozza disse que não existe projeto específico para isso, mas que a Souza Cruz se comunica com as cooperativas para informar a produção de grãos de seus produtores. Pelo entreolhar da equipe antes da resposta, me deu sensação de que a ideia pode avançar. Já ‘plantei’ essa ideia em dezembro, no lançamento do Perfil Socioeconômico da Folha na sede da Alliance One, com a presença de dirigentes das tabacaleiras de Venâncio e da Languiru, que estava iniciando sua instalação aqui com a loja agrocenter e o posto de recebimento de grãos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes