Presidente da comunidade evangélica, Luciano Storch, e da paróquia evangélica, Leandro Pitsch, trabalham em conjunto para elaborar o edital de seleção e contratação dos novos pastores (Foto - Edemar Etges/Folha do Mate)

No início do mês de fevereiro, a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Venâncio Aires vai começar o processo para a contração de dois novos pastores. Isto ocorre em virtude do falecimento, em dezembro do ano passado, do pastor Lair Hessel e ainda, porque no mês de setembro acontecerá a aposentadoria compulsória do pastor Ivário Fries. Ele vai completar 68 anos, e com isso, ele se torna um pastor emérito e é desligado da Igreja. A informação é do presidente da Paróquia Evangélica, Leandro Pitsch.

Segundo Pitsch, será aberto um edital junto ao Portal Luterano e pastores do Brasil todo podem se cadastrar. Mediante o interesse destes pastores, será feita um triagem do perfil daquele que melhor vai trabalhar aqui na região, que é bastante eclética, ou seja, cidade e interior, que têm costumes diferentes. “Por isso, a necessidade de definir o perfil dos pastores que possam atender neste sentido”, frisa.

Nos próximos dias, observa o presidente, será realizada uma reunião sinodal com o pastor Décio Weber, para iniciar este processo. A primeira etapa é montar o perfil do pastorado que vai atuar aqui em Venâncio Aires. “E isto será feito de uma maneira bastante transparente”, observa. Ele acentua que, no primeiro momento, a diretoria fará a definição do perfil, e depois que os editais forem abertos, será realizada uma assembleia com as comunidades ligadas à paróquia. A partir disso se fará uma avaliação conjunta para serem escolhidos os novos pastores que irão atuar na comunidade.

Pitsch informa que após lançado, o edital valerá por um prazo de 30 dias, e neste período, começará a receber o currículo dos pastores interessados em trabalhar em Venâncio Aires. “Após fazermos a escolha, estes profissionais têm três meses para solicitar o desligamento das paróquias onde estão trabalhando e queremos, até os meses de agosto e setembro, contar com os novos pastores trabalhando aqui conosco”, salienta. Como a paróquia tem um trabalho muito volumoso, é preciso que os três pastores trabalhem em sintonia.

QUARTO PASTORADO

“A paróquia evangélica é bastante consistente e tem uma demanda muito grande para três profissionais”, frisa Pitsch, salientando que os três pastores conseguiram desenvolver um trabalho onde aumentaram a gama de serviços prestados pela paróquia. Pitsch refere que a evolução maior ocorreu na comunidade do centro, onde foi criada uma orquestra, além de diversos grupos, como da terceira idade, casais e jovens. “Isto tudo requer que se tenha um pastor ali fisicamente, prestando esta orientação espiritual para todos estes grupos.”

Em função disso, observa Pitsch, nos últimos anos, tanto as diretorias da paróquia quanto da comunidade evangélica do centro, estão tratando e trabalhando a criação de um quarto pastorado para aumentar e, justamente, atender esta demanda, principalmente nas visitas ao hospital e às famílias. O presidente refere porém, que a comunidade teve momentos difíceis no ano passado com o falecimento do pastor Lair Hessel. “Com isso, há a necessidade de nos reorganizarmos e reformularmos o pastorado, que hoje conta com a pastora Rosângela Hessel, e temos contratada a pastora Nidrian Heinrich, que atende as comunidades que o pastor Lair atendia”, destaca. A paróquia evangélica também conta com o suporte do ex-pastor sinodal Bruno Bublitz. “Os

dois novos pastores vêm para suprir esta demanda da paróquia.”


“A participação dos pastores Rosângela e Ivário no processo de definição dos novos pastores é fundamental para satisfazer a realidade do que queremos para a nossa paróquia.”

LEANDRO PITSCH – Presidente da Paróquia Evangélica de Venâncio Aires


SAIBA MAIS

  • A Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Venâncio Aires é composta por 16 comunidades espalhadas em diversos municípios da região e mais oito pontos de pregação.
  • O presidente Leandro Pitsch estima que atualmente, a Paróquia Evangélica conta com mais de 6 mil membros.
  • A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Venâncio Aires, segundo dados repassados pelo presidente, Luciano Storch, conta atualmente com 1,7 mil membros.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome