Crianças e adultos são convidados a assistir ao espetáculo do grupo Sol (Foto: Divulgação)

A obra literária do francês Antoine de Saint-Exupéry, que atravessa gerações, inspira a apresentação do grupo teatral Sol, neste fim de semana, em Venâncio Aires. Em sessões às 17h e às 18h30min, no sábado, 29, e no domingo, 30, a releitura de ‘O pequeno príncipe’ vai destacar a história do princepezinho do asteróide 325 que viaja pelo universo e deixa lições como a de que ‘Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas’.

Com orientação cênica do professor Marcio Rodrigues, a peça tem no elenco os estudantes
Elvis Epstein, Theo de Lima Goes, Gabriel Gusson, Jeferson Ribeiro dos Santos e Samuel Teixeira. “Acreditamos que o teatro é algo feito para pensar, inclusive o infantil. E o Pequeno Príncipe traz muitas reflexões”, diz Gabriel.

Theo complementa que, apesar da montagem ser focada nas crianças, também traz uma reflexão importante para os adultos. “Um história infantil também pode fazer pessoas de outras faixas etárias pensarem.”

De acordo com os atores, que se preparam há quatro meses para o espetáculo, mais do que recontar uma história consagrada na literatura, a peça teatral propõe uma adaptação da narrativa, lançada em 1943, à atualidade. “É algo para se divertirem, mas também pensar sobre a sociedade, uma forma de incentivar a reflexão já nas crianças”, destaca Jeferson.

O professor Marcio Rodrigues explica que a adaptação da história à atualidade foi uma preocupação na montagem do espetáculo. “Acredito que o maior desafio em recontar ‘O pequeno príncipe’ tem a ver com manter olhar crítico com a obra, sem apenas reproduzi-la. A obra foi lançada na época da Segunda Guerra Mundial, e o mundo e as relações entre as pessoas mudaram muito desde então. Não podemos nos alienar ao contexto no qual estamos vivendo.”

Sobre o grupo

O grupo Sol de teatro surgiu no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Venâncio Aires, em 2016, sob orientação do professor Marcio Rodrigues. No ano passado, a peça ‘Tanta gente on com o coração off’ conquistou três premiações no 9º Festival Mundial de Teatro Adolescente Vamos que Venimos, em Buenos Aires, na Argentina: direção integral, música ao vivo e proposta social. Em maio e junho deste ano, o grupo realizou temporada de apresentações do espetáculo ‘Histórias no escuro’.

Ficha técnica
Espetáculo: O pequeno príncipe
Duração: 40 minutos
Sessões: 17h e 18h30min, sábado e domingo
Local: Anexo Music Garden, rua Conde D’Eu, 1.286, no centro.
Ingressos: R$ 20 ou R$ 10 (meia-entrada para estudante), vendidos na hora e no local do espetáculo. Crianças até 3 anos não pagam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui