Se há alguém que é lembrado quando o assunto é chimarrão, este é Pedro Schwengber, diretor do Instituto Escola do Chimarrão. Agora, ele tem mais um motivo para ser associado à bebida símbolo dos gaúchos. Nessa sexta-feira, Pedrão, como é conhecido, recebeu o título simbólico de embaixador da 13ª Festa Nacional do Chimarrão no 1º Distrito de Venâncio Aires, que abrange a Sede do município.

A escolha partiu da comissão organizadora da 13ª Fenachim, como forma de homenagear Schwegber por sua dedicação à festa e também pela passagem do Dia do Chimarrão, na quinta-feira. “O Pedrão já tem o título oficial de embaixador de Venâncio Aires – entregue no ano passado pela Câmara de Vereadores – e leva o nome do nosso município e da nossa festa por todo o País. Então, é uma justa homenagem que prestamos a ele”, disse o prefeito de Venâncio e presidente de honra da Fenachim, Airton Artus.

Pedrão se junta aos outros oito representantes da Festa com sabor do Rio Grande nos distritos do município. Ele recebeu a cuia e o broche especiais dedicados aos embaixadores – entregues pelas soberanas, rainha Luana Schonarth e princesas Deise Mahl e Thaísi Pereira. “Sinto uma emoção muito forte com todo esse carinho dedicado a mim. Só o que eu sei fazer é chimarrão e é este trabalho que levo comigo há 17 anos, com muito orgulho. Ser embaixador da Fenachim é uma grande honra”, agradeceu, emocionado.

A ação

Com a escolha dos embaixadores, a 13ª Fenachim procurou envolver a comunidade de Venâncio Aires com sua maior festa. Na cerimônia de abertura do evento, na noite da próxima quarta-feira, todos os representantes serão recebidos solenemente, criando uma grande roda de chimarrão para integrar e dar boas-vindas às comunidades venâncio-airenses.

Em cada localidade onde houve a eleição dos representantes pelos moradores, uma caravana do evento levou o chimarrão, ao mesmo tempo em que divulgou as atrações. O objetivo da ação é enaltecer a importância da presença da população na festa, bem como fortalecer o vínculo e estimular a sensação de pertencimento da Fenachim entre os moradores do município. Ao aproximar ainda mais o evento da população, a comissão organizadora quer que cada morador se tornasse um multiplicador da divulgação, convidando amigos e familiares.

Embaixadores

1º Distrito (Sede) – Pedro Schwengber

2º Distrito (Mariante) – Denise Pereira Mariante

3º Distrito (Deodoro) – Orlando Schulz

4º Distrito (Santa Emília) – Rosvita Maria Bohm Hickmann

5º Distrito (Centro Linha Brasil) – Elói Klamt

6º Distrito (Palanque) – Edemir Luis Freda

7º Distrito (Linha Arlindo) – Clenio José Bohn

8º Distrito (Vale do Sampaio) – Valdir König

9º Distrito (Estância Nova) – Marisa Dorneles Jantsch Steffen