Petistas relembram as raízes do partido em encontro de formação

-


Petistas relembram as raízes do partido em encontro de formação

O frio não intimidou os filiados do PT de Venâncio Aires a se reuniram em um encontro de formação, na tarde de sábado, 12. Integrantes do partido compareceram na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, para conhecer mais sobre a história da sigla. O tema ‘As raízes do PTÂ’ foi abordado pelo assessor extraordinário da Secretaria Geral da Presidência da República, Selvino Heck.Filiado desde 1980, ele foi fundador da sigla no município e participou da primeira bancada estadual do PT.

Selvino lembrou que o PT nasceu em meio às lutas sindicais e mobilizações da igreja. “São origens e histórias diferentes, mas com os mesmos objetivos: reinstaurar a democracia, melhorar as condições de vida do povo e mudar o Brasil”, destacou. Ele também salientou o papel social do partido: “Ninguém criou o PT para subir na vida, mas para fazer com que todos pudessem crescer juntos”.

A conversa despertou lembranças em integrantes do partido que são militantes há mais de 25 anos. “Foi uma coisa marcante, fizemos um contraponto da política, conseguimos apresentar uma proposta muito mais democrática para Venâncio”, comentou José Cândido Faleiro Neto, sobre o surgimento do partido na cidade. Filiado desde 1985, ele relembrou a participação da sigla nas eleições de 1988. “Conseguimos colocar um candidato a prefeito e 16 candidatos a vereador”, disse.

Avanços, desafios e a situação atual do PT também entraram na pauta do encontro. “O partido cresce e é preciso sempre resgatar essas origens, para que todos conheçam essa ideologia. Precisamos trabalhar questões e abrir o debate”, observou Faleiro Neto. Marione Drebel, atual secretária municipal de Educação, lembrou a necessidade de manter o foco do trabalho petista, preocupado com a população, dentro dos cargos públicos. “Essa tem que ser a nossa linha enquanto candidatos e governo”, frisou.

O encontro de sábado foi a primeira etapa da formação do PT, pensando nas eleições de outubro. A próxima fase da capacitação vai tratar sobre a ‘conjuntura políticaÂ’ e está programada para 2 de junho. Também deve ser realizado um encontro sobre ‘planejamentoÂ’. A PROGRAMAÇÃO é organizada pela Secretaria de Formação do partido.

Assessoria de Imprensa do PT

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes