
O Piquete de Tradições Gaúchas (PTG) Sinuelo de Tropa celebra em 2025 seus 10 anos de fundação. O que começou com uma conversa informal entre amigos se consolidou como mais uma das importantes entidades tradicionalistas de Venâncio Aires, com destaque para a área campeira.
A história da entidade começou sob uma lona, durante um rodeio em Lajeado, onde um grupo de amigos idealizou a criação da entidade. A ideia se concretizou em 10 de abril de 2015, em uma reunião na residência de Valdir Gronwaldt, em Linha Coronel Brito. Naquela data, nascia oficialmente o Piquete Sinuelo de Tropa, com a definição de seu nome, brasão e lema.
Simbolismo
O nome do piquete carrega um forte simbolismo gaúcho: ‘sinuelo’ é o guia, o animal que vai à frente, enquanto a ‘tropa’ representa os demais associados que o seguem, mantendo-se no caminho da tradição. O contexto é reforçado, ainda, pelo lema da entidade: “Família, cavalo, Rio Grande do Sul e Nossa Senhora Aparecida no coração”.
Atividades do Sinuelo de Tropa
Hoje, com cerca de 100 sócios, o piquete tem as principais atividades voltadas à parte campeira. A entidade não possui sede própria, realizando eventos no Parque do Chimarrão. Para este ano, a agenda está movimentada. A 10ª Festa Campeira, um dos principais eventos do grupo, será realizada entre os dias 3, 4 e 5 de outubro de 2025.
Antes disso, em 27 de setembro, o piquete realizará um Fandango de Formatura do projeto ‘Cultivando o Tradicionalismo pela Dança’, iniciativa em parceria com o Município de Venâncio Aires através do Termo de Fomento 2083/2024.