Pizza é uma das paixões dos brasileiros e se consolida como um importante mercado do segmento gastronômico. (Foto: Taiane Kussler/Folha do Mate)
Pizza é uma das paixões dos brasileiros e se consolida como um importante mercado do segmento gastronômico. (Foto: Taiane Kussler/Folha do Mate)

Investir no segmento gastronômico é uma aposta promissora para a maioria dos empreendedores, que faz desta opção, uma oportunidade de negócio. Em Venâncio Aires, o segmento está em constante expansão, principalmente no ramo de pizzarias, delivery ou à la carte.

De acordo com registros do cadastro de atividades do município, ao todo, estão licenciadas e em funcionamento, 11 pizzarias na Capital Nacional do Chimarrão, sendo que, de 2003 a 2012, haviam seis empreendimentos e, somente entre 2019 a 2020, cinco novas pizzarias foram inauguradas, o que significa uma evolução de quase 50%.

Segundo o economista e professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Silvio Cezar Arend, a pizza caiu no gosto nacional, por ser um prato relativamente simples e por trazer um simbolismo diferente em relação às outras refeições, pois representa compartilhamento e união. “O prato conquistou os brasileiros, o que explica a evolução das pizzarias”, avalia.

Ele percebe que o segmento cresceu nos últimos anos, porém, em decorrência da pandemia, o setor sofreu uma retração de, no mínimo, 50%. “Com as restrições de isolamento social, os estabelecimentos tiveram que se readequar, consequentemente, sofrendo uma redução do faturamento”, observa.

Contudo, apesar do cenário, o segmento busca novas alternativas para se manter no mercado, inovando nos serviços, por exemplo, ao adotar o sistema delivery ou venda de produtos congelados, que, segundo Arend, esta segunda opção pode ser uma oportunidade empreendedora. “A pizza conquistou o gosto da população e, apesar de apresentar algumas especificidades (detalhes que as diferenciam de um lugar a outro, por exemplo quanto à escolha dos ingredientes ou modo de preparo), é um prato que não é sofisticado e de fácil preparo”, afirma o economista, quando compara com as receitas da alta gastronomia, que são mais elaboradas.

Oportunidade de negócio

Apesar do momento de incertezas econômicas, Anderson Pierret e a esposa Juliana Gregory, proprietários da Pizzaria Originale, apostaram no segmento. O casal, que já tinha experiência na área há aproximadamente 15 anos, sempre quis assumir o negócio próprio. “Decidimos abrir em Venâncio, pois é a cidade onde residimos e onde conhecem o meu trabalho como pizzaiolo”, afirma Pierret.

Inicialmente, o casal estava apreensivo em tomar esta decisão, em meio à pandemia, contudo, apostou no desafio, com o objetivo de oferecer mais uma opção de pizzaria à cidade. “Estávamos preocupados, tendo em vista, o desafio econômico que o país enfrenta, e também a angústia de todos nós, referente ao que afronta nossa saúde. Mas, o ramo da alimentação sempre tem uma boa aceitação por parte da população”, afirma o proprietário.

Inaugurada no dia 18 de maio, a Pizzaria Originale, no primeiro momento, contou com sistema delivery, e três semanas depois, passou a oferecer o espaço kids e a opção à la carte. “A aceitação foi excelente, a partir do momento em que anunciamos que iríamos inaugurar, recebemos muitas mensagens positivas, nos desejando sucesso”, comenta Juliana.

Para trazer o diferencial ao novo negócio, as pizzas são preparadas no forno a lenha napolitano. “Com 15 anos de experiência, vejo este ramo crescer a cada dia, mesmo assim, precisamos inovar, por isso, resolvemos trazer a Venâncio o forno a lenha, proporcionando uma pizza diferente das tradicionais e que satisfaça os paladares de nossos clientes”, avalia Juliana.

Anderson Pierret optou pelo forno a lenha napolitano, para trazer o diferencial aos clientes. (Foto: Taiane Kussler/Folha do Mate)
Anderson Pierret optou pelo forno a lenha napolitano, para trazer o diferencial aos clientes. (Foto: Taiane Kussler/Folha do Mate)

Dia da Pizza

No dia 10 de julho é comemorado no Brasil, o Dia da Pizza. Esta data homenageia uma das invenções culinárias mais apreciadas por diversas pessoas ao redor do mundo. O prato de origem italiana consiste em um disco de massa, regado com molho de tomate e coberto com ingredientes variados, doces e salgados. No Brasil, São Paulo, devido à forte imigração italiana, é conhecida como a capital nacional da pizza.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome