Com a chegada dos dias mais frios, as pessoas ficam mais vulneráveis à gripe e às doenças respiratórias. Conforme explica a médica infectologista Sandra Inês Knudsen, no outono e inverno aumentam as doenças, principalmente pela maior facilidade de circulação do vírus, pois há mais aglomerações em ambientes fechados. “Além disso, o frio provoca mudanças na nossa mucosa respiratória, o que também propicia estas infecções”, declara. Ela lembra que, no mês de abril, foram registradas cerca de 52 internações, no Hospital São Sebastião Mártir, de pacientes com o diagnóstico de pneumonia. Ela acredita que o número no mês de maio deva ser maior. Conforme destaca, a doença é uma das complicações da gripe, e ocorre quando os pulmões são atingidos.
“O paciente pode ter febre persistente, tosse, dor torácica quando respira fundo e falta de ar. A Pneumonia é uma causa importante de internações e morte, principalmente nos idosos, nas crianças pequenas e nas pessoas que tem outras doenças crônicas”.
De acordo com Sandra, a gripe pode descompensar ou piorar enfermidades crônicas, como asmas, bronquites, problemas cardíacos e diabetes, que também aumenta as internações e os riscos de óbitos. “ Portanto, apesar de não termos registro de casos de gripe A em Venâncio neste ano, não podemos negligenciar esta doença”. Devido ao fato, chama a atenção para a importância de se vacinar.
A médica lembra que a vacina é oferecida de forma gratuita para os grupos de risco nos postos de saúde do município e pode ser adquirida em clínicas especializadas em vacinas para os demais.