Na segunda-feira, 29, intensificou as medidas preventivas que já estão sendo realizadas desde março nas cadeias do Rio Grande do Sul.
Placas orientam e ajudam a prevenir a propagação do novo coronavírus (foto: Susepe/Divulgação)

Responsável pela gestão administrativa de 11 unidades prisionais nos Vales do Rio Pardo e Taquari – incluindo a Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva) -, a equipe de gestão da 8ª Delegacia Penitenciária Regional (8ª DPR) deu mais um passo no combate e controle da Covid-19. Na segunda-feira, 29, intensificou as medidas preventivas que já estão sendo realizadas desde março.

De acordo com a delegada Samantha Longo, foram disponibilizadas e instaladas placas informativas com tarjas laranja ou vermelha em todas as unidades prisionais. “Foram colocadas nas áreas externas e internas de maior circulação de pessoas, conforme classificação de maior ou menor risco de contaminação do vírus”, explica a delega penitenciária regional.

As placas contêm orientações expressas acerca dos procedimentos de segurança e proteção individual que devem, de forma obrigatória, ser adotadas pelos servidores, apenados e visitantes em geral, que venham a acessar as unidades prisionais da região. “O objetivo, além de informar e orientar principalmente os servidores que trabalham diariamente nas casas prisionais é, ainda, reforçar as rotinas de controle à Covid-19 que já estão sendo aplicadas”, ressalta Samantha.

Conforme a delegada, todos os equipamento de proteção individual (EPIs) mencionados nas placas – e que devem ser usados de forma contínua e ininterrupta – são disponibilizadas a todos servidores, custodiados e visitantes das casas prisionais. Vale ressaltar que as visitas estão suspensas desde o dia 23 de março.

Conforme a delegada Samantha, a arte das placas foi elaborada pela assessoria de comunicação da Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). O material foi adquirido pela 8ª DPR através de recurso pecuniário proveniente de doações.

Um caso de coronavírus

Segundo a assessoria de comunicação da Susepe, nas 11 casas prisionais da região há apenas um caso confirmado. Trata-se de um apenado do Presídio Estadual de Lajeado, que está em isolamento.

LEIA MAIS: Chegada do frio reforça cuidados com a saúde

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome