(Foto: AI Susepe/Divulgação)

As dez unidades prisionais da 8ª Região Penitenciária (Vale do Rio Pardo e Vale do Taquari) já viabilizam a visita virtual aos apenados. Com a implantação em novas unidades nesta semana, todos os estabelecimentos da região passaram a oferecer a visita virtual. A televisita foi regulamentada pela Seapen e pela Susepe como uma alternativa para aproximar os presos de suas famílias, já que as visitas, no sistema prisional gaúcho, estão suspensas em razão do combate ao coronavírus.

As visitas virtuais ocorrem por meio de duas modalidades. Na 8ª Região, a videochamada está sendo utilizada na Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva). Audiochamadas são a alternativa das demais casas prisionais da região: Presídio Regional de Santa Cruz do Sul, Presídio Estadual de Lajeado, Presídio Feminino de Lajeado, Presídio de Arroio do Meio, Presídio de Cachoeira do Sul, Presídio de Candelária, Presídio de Encantado, Presídio de Encruzilhada do Sul e Presídio de Sobradinho.

Para o secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli, essa medida é importante pois auxilia na manutenção do vínculo dos apenados com seus familiares, garantindo a inclusão social. “É uma ação que tem funcionado muito bem nos presídios do Estado onde já foi implementada e auxilia a superar as limitações impostas pelo distanciamento social, devido aos riscos da pandemia”, ressalta.

A Delegada da 8ª Região, Samantha Longo, afirma que esse é mais um exemplo do empenho e comprometimento dos servidores para a implementação de ações que visem à segurança e ao tratamento penal. “Todos os gestores e suas equipes de segurança, técnicos, supervisores e demais servidores estão muito dedicados em desenvolver diariamente estratégias nas unidades vinculadas à 8ª DPR, principalmente neste período de controle da Covid-19”, destaca.

Televisitas já são realidade em mais de 80 casas prisionais

O projeto-piloto das televisitas foi iniciado no Estado no dia 13 de abril, na Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), em Charqueadas. Desde então, a Seapen e a Susepe trabalham para a implantação da modalidade virtual. Até o momento, mais de 80 estabelecimentos prisionais do Estado já viabilizam a visita virtual aos apenados.

Para a realização das visitas virtuais, é realizado um agendamento prévio e somente é permitida a realização de chamada de áudio e/ou vídeo aos visitantes já cadastrados no Sistema INFOPEN/RS. No horário agendado, o apenado é deslocado até uma das salas do setor técnico, onde recebe álcool gel e equipamentos de proteção para serem usados. A chamada entre os apenados e seus familiares tem a duração máxima de dez minutos e é viabilizada por servidores penitenciários, seguindo procedimentos das áreas de segurança e tratamento penal.

As visitas presenciais estão suspensas até dia 21 de maio, conforme atualização realizada no último dia 5. O prazo previsto poderá ser novamente prorrogado, dependendo da evolução do coronavírus.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome