Cerca de 60 pessoas prestigiaram, na terça-feira, 9, à noite, sessão solene da Câmara de Vereadores que homenageou o 2º Sargento da Brigada Militar, Gilberto Carlos Pfeifer.

Pela primeira vez na história de Mato Leitão, o Legislativo concedeu o título de Cidadão Honorário. Natural de Cachoeira do Sul, Pfeifer atuou por 19 anos na segurança pública de Mato Leitão, acompanhando de perto o crescimento do município. Em fevereiro deste ano, após 23 anos de serviços prestados, o policial ingressou na reserva como 2º Sargento. Além de familiares e amigos, a solenidade contou com a presença de oficiais e colegas da Brigada Militar: Coronel Antônio Scussel (Comando Regional da Brigada Militar do Vale do Taquari), Major Ivan Silveira Urquia (22º Batalhão de Polícia Militar), Capitão Fabiano Henrique Dorneles (1ª Companhia de Policiamento de Lajeado), Tenente Pedro Dilmar Machado Pires (4º Pelotão de Cruzeiro do Sul), Sargento Antônio Almeraci Pereira da Silva (comandante da Brigada Militar local) e os policiais Cristiano Figueiró Santos, Delaci Marques de Lima, Carlos Nicolas Machado da Silva e Ivan Carlo Spindler.

A homenagem foi uma iniciativa dos vereadores Arcênio Maldaner (PMDB), Inácio Bitsch (PSDB), Emerson Kirch (PSDB) e João Carlos Machry (PDT), sendo que o requerimento recebeu aprovação unânime. Os vereadores Adriano Fagundes da Silva (PP), Clair Bernadete Sell Konrad (PP), Jorge Vicente Wildner (PP) acompanharam a homenagem. Almir Nicolay (PP) e o presidente Osmar Renê Bick (PSDB) estiveram ausentes, tendo em vista compromissos em Brasília, na Marcha em Defesa dos Municípios.

Todas as administrações municipais estiveram representadas na sessão solene. Eunice Heuser (primeira prefeita), Carlos Alberto Hohn (segunda e quinta administrações), Jiane Wildner (viúva do ex-prefeito João Aurélio Wildner na terceira e quarta gestões) e a atual prefeita Carmen Goerck reconheceram o trabalho desempenhado pelo policial militar, que fixou residência em Mato Leitão. O presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI) Mário João Mees, Jone Machado da Silva (presidente do Consepro), padre Silvino Tarcisio Hammes e o Claudiomiro Oliveira (Chefe do Escritório local da Emater/Ascar) também marcaram presença. Logo após a sessão solene, coordenada por Arcênio Maldaner (vice-presidente em exercício), Gilberto Pfeifer, familiares e convidados participaram de uma confraternização, no Restaurante Skina.

PFEIFER

Emocionado, Gilberto Carlos Pfeifer agradeceu a homenagem prestada pela Câmara e a comunidade, incluindo todas as administrações municipais. Ele lembrou que são poucos os municípios que conseguem integração, envolvendo todos os segmentos da sociedade em torno da segurança pública. Pfeifer destacou ainda o apoio e compreensão da família, especialmente da esposa Adriana. “Em muitos momentos ela desempenhou o papel de operadora de rádio, auxiliando no atendimento de ocorrências. Minha esposa é uma brigadiana honorária”, disse. Outro fato marcante envolve o grupo Só Elas, que através de um evento arrecadou recursos que foram usados na compra de armas repassadas aos policiais.