Fotos: Divulgação PSB e PDT

Daqui a 45 dias, quando os eleitores venâncio-airenses forem às urnas, em 15 de novembro, terão que escolher entre o 40, de Giovane Wickert (PSB), e o 12, de Jarbas da Rosa (PDT). A opção será pela continuidade do trabalho que vem sendo realizado nos últimos quatro anos ou pela mudança e retorno do PDT à Prefeitura, que esteve à frente da Administração por oito anos consecutivos, com o ex-prefeito Airton Artus (PDT). Tempo em que, aliás, Wickert, ainda no PT, era o vice-prefeito da Capital do Chimarrão.

A corrida, desta vez, é no mano a mano. Um pouco diferente do que aconteceu em 2016, quando os dois candidatos de agora também faziam parte do cenário, mas concorriam com outras duas chapas à majoritária. O sentimento dos postulantes ao Executivo, no entanto, é bem distinto. Wickert quer vencer para consolidar a supremacia contra o principal adversário em duas eleições. Rosa busca a vitória para dar o troco, já que foi derrotado em 2016 por diferença de 254 votos. Para ele, o pleito é encarado como revanche.

Como faz em todos os anos de eleições municipais desde que foi fundado, o jornal Folha do Mate mais uma vez vai abrir espaços para os candidatos à Prefeitura apresentarem suas propostas. Com isso, faz o seu papel social e de parceria com a comunidade, à medida que contribui para que todos tenham acesso às informações dos agentes políticos e possam fazer a melhor escolha, conforme a sua vontade. Hoje, disponibilizamos os perfis dos dois homens que querem comandar o Município a partir de janeiro de 2021.

Informações

Quando nasceram? Onde estudaram? De quais entidades fazem parte? Estas e outras dúvidas podem ser sanadas com uma breve leitura da linha do tempo de Giovane Wickert e Jarbas da Rosa. Até o dia da votação, a Folha do Mate, em parceria com a rádio Terra FM 105.1, oportunizará a leitores e ouvintes uma série de informações sobre eles.

Wickert tem o fumicultor Celso Krämer (PTB) como candidato a vice na chapa, repetindo a dobradinha que venceu a última eleição. Rosa, que concorreu em 2016 com Isabel Oestreich (PDT) como vice, agora tem a enfermeira e vereadora Izaura Landim (MDB) como sua dupla.

Giovane Wickert

Foto: Divulgação PSB

Informações gerais e família

Giovane Wickert nasceu no dia 2 de novembro de 1978, em Venâncio Aires. É filho de Lúcio Wickert, 71, e Ilse Wickert, 75. Tem 41 anos, é casado com Cristiane Wickert, 39, e pai do Augusto, 8, e da Rafaela, 1.

Histórico escolar a acadêmico

Estudou nas escolas Monte das Tabocas e Cônego Albino Juchem (CAJ), ambas na região central da Capital do Chimarrão. Formou-se como Tecnólogo em Gestão Pública, pela Fatec Internacional, no ano de 2009.

Experiências profissionais

As primeiras experiências profissionais foram na indústria tabacaleira, depois no comércio e, mais tarde, tornou-se sócio proprietário de uma empresa de sites e softwares.

Trajetória política

Iniciou a trajetória política em 1988, acompanhando as eleições municipais. A primeira filiação ocorreu em 1999, no Partido dos Trabalhadores (PT). Foi candidato a vereador em 2000 e 2004. Ficou como suplente e assumiu uma cadeira no Legislativo em 2008. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. Também obteve 22 mil votos como candidato a deputado estadual em 2014. Em 2016, deixou o PT e foi para o PSB.

Administração pública

Entre as experiências na Administração de Venâncio Aires, Wickert atuou como vice-prefeito em dois mandatos, de 2009 a 2016. Foi secretário de Planejamento, da Cultura, Esportes e Turismo e, em 2012, presidente da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). É o atual prefeito, pelo PSB, ao lado do vice Celso Krämer (PTB).

Representatividade e atuação comunitária

É membro da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, foi secretário da Amprotabaco e é o atual tesoureiro da entidade. Também foi presidente da AGCONP e do Cisvale e segundo vice-presidente da Amvarp. Integrou o Rotaract e faz parte do Rotary Club Venâncio Aires Chimarrão. Também foi membro do Guarani, Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), Movimento de Alfabetização, Comen e Conselho da Juventude.

Jarbas da Rosa

Foto: Divulgação PDT

Informações gerais e família

Jarbas da Rosa nasceu no dia 2 de junho de 1975, em Venâncio Aires. É filho de Cledoir Jesus da Rosa, 72, e Cleci da Rosa, 67. Tem 45 anos, é casado com Janete da Rosa, 46, e pai da Ana Clara, 14, e do Henrique, 5.

Histórico escolar a acadêmico

Estudou nas escolas Tenente Coutinho, de Linha Mangueirão, Adelina Isabela Konzen, de Vila Estância Nova, e Nossa Senhora Aparecida, no Centro. Formou-se em Medicina pela UFRGS, em 2001, e fez especialização em Medicina da Família.

Experiências profissionais

Até os 20 anos, auxiliava o pai na propriedade da família, em Linha Mangueirão, no cultivo do tabaco. Fez cursinho preparatório até passar na universidade pública.

Administração pública

Só foi se filiar a uma legenda em 2011, no Partido Democrático Trabalhista (PDT), onde permanece até hoje. O convite foi feito pelo ex-prefeito e também médico Airton Artus (PDT). Em 2012, na primeira eleição para a Câmara, foi o candidato mais lembrado, com 2.055 votos. Em 2016, concorreu a prefeito e foi superado pelo próprio Giovane Wickert (PSB). Vai para a terceira eleição, a segunda à majoritária, agora com Izaura Landim (MDB) como candidata a vice.

Administração pública

Já exerceu função no Conselho Municipal de Saúde e foi médico contratado da Prefeitura de Venâncio Aires por seis meses, em 2001, até ser aprovado em concurso público e entrar para o quadro de servidores efetivos. Desde então está lotado no posto de saúde do Caic, no bairro Coronel Brito, onde é médico da família.

Representatividade e atuação comunitária

Já trabalhou como médico contratado na Prefeitura Municipal de Bom Retiro do Sul e no Hospital de Caridade Sant’Ana, na mesma cidade. Integra a Associação Médica de Venâncio Aires (AMVA) e, além do posto de saúde, atende em clínica particular e é médico sócio e plantonista no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), onde já foi diretor técnico. É membro da Associação Esportiva e Recreativa de Linha Mangueirão.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome