Parlamentares se reuniram na noite de segunda-feira, 28, para mais uma reunião ordinária semanal (Foto: Rui Borgmann/Divulgação)

A Câmara Municipal de Vereadores de Venâncio Aires se reuniu na noite de segunda-feira, 28, para mais uma sessão semanal. No período da Ordem do Dia, reservado para a apreciação de propostas, destaque para as derrubadas de dois vetos impostos pelo prefeito Giovane Wickert (PSB) a projetos de autoria de parlamentares.

As mensagens de veto 007/2020 e 008/2020, do Executivo, foram reprovadas pelo mesmo placar: 9 a 5. A primeira tratava do Projeto de Lei número 069/2020, dos vereadores Tiago Quintana (PDT) e Helena da Rosa (MDB), que dispõe sobre a divulgação de listagem de medicamentos disponíveis e em falta na Farmácia Municipal.

A segunda tratava do Projeto de Lei número 073/2020, do vereador Nelsoir Battisti (PSD), que institui, em Venâncio Aires, a Semana do Aprendiz Socorrista, para capacitação de alunos em primeiros socorros nas escolas de ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública municipal.

Nos dois casos, as justificativas do Executivo foram de que seria necessário empregar recursos para garantir a execução das iniciativas, o que é vedado no caso de propostas vindas do Legislativo. Os vereadores alegaram, no entanto, que os vetos foram políticos. A oposição se reuniu e fez valer as propostas apresentadas.

PROJETOS E MOÇÕES

Durante a sessão foram apreciados ainda projetos relacionados a políticas sobre drogas, criação de cargo de assistente jurídico efetivo no quadro de servidores de carreira do Executivo e abertura de crédito especial. Os parlamentares também aprovaram seis projetos de denominações de ruas pelos bairros da Capital do Chimarrão.

As moções foram para o IFSul Venâncio Aires, Cônego Albino Juchem e Odila Rosa Scherer, pelo bom desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Um requerimento para homenagem à ONG Amigo Bicho, pela passagem dos 10 anos de atuação, também foi aprovado. A próxima sessão está marcada para segunda-feira, dia 5 de outubro, às 19h.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome