Clair Konrad, uma das mulheres eleitas como vereadora em Mato Leitão

-

Natural de Santa Clara do Sul, a aposentada Clair Bernardete Sell Konrad (Progressistas), 52 anos, vive em Mato Leitão desde os 8 anos de idade. Desde então, são mais de 30 anos residindo no Centro da Cidade das Orquídeas. Ela é casada com Volvei Konrad, tem dois filhos, a Fernanda, 26 anos, e o Eduardo, 20 anos, em janeiro se tornará avó. Clair é filha de Arno Sell, 75 anos, que mora na rua Cônego Pedro Henrique Vier, e de Venilda Sell, que já faleceu.

A vereadora reeleita com 174 votos para o terceiro mandato consecutivo no Legislativo de Mato Leitão cursou o Ensino Médio no Colégio Estadual Poncho Verde e em março deste ano concluiu o curso de Gestão em Recursos Humanos, pelo Centro Universitário Cidade Verde. Quando jovem Clair trabalhou na lavoura. Depois, por um período, atuou no ramo do calçado e durante 27 anos foi atendente de farmácia.

Na comunidade, também sempre teve uma participação ativa. Já foi presidente da Associação de Pais e Mestres (APM) do Colégio Poncho Verde, da Associação Comercial e Industrial (ACI) e da Associação de Abastecimento de Água de Mato Leitão (Asagua), além de ter participado de outras diretorias. “Meu trabalho nas diretorias e nas comunidades sempre foi muito intenso”, observa.

Campanha

Por causa do tempo reduzido para realizar a campanha eleitoral, Clair conta que não conseguiu visitar todas as pessoas que gostaria. “Queria ter visitado muito mais. Mas sempre fui muito bem recebida em todas as visitas. As pessoas queriam conversar. Eu ia de máscara e tinha o álcool gel junto”, relata.

Para a vereadora reeleita, um dos desafios deste ano foi a necessidade de conciliar as visitas com o pouco tempo de campanha e com os cuidados relacionados à pandemia de Covid-19. Ela também menciona a falta que sentiu de um encontro coletivo, como os comícios, que contam com a participação da população e dos candidatos.

A aposentada destaca que recebeu o apoio da família e dos amigos durante esse período. “Amigos que um dia eu ajudei me retribuíram com apoio. Isso é bem gratificante. O apoio deles foi fundamental. Estou muito orgulhosa da minha votação”, destaca.

Entrevista

Folha de Mato Leitão – Quando iniciou sua história com a política? Já concorreu em outras eleições ou ocupou cargos públicos?

Clair Konrad – Minha história na política começou quando estava concluindo o último ano do Ensino Médio. Nossa turma de formandos participou ativamente da campanha do “sim”, para conscientizar as pessoas para a votação pela emancipação do nosso município. Foi uma honra poder participar ativamente nesta grande conquista. Depois disso, participei ativamente em outras eleições, dando apoio a outros candidatos do partido. Nunca ocupei cargo público na Prefeitura. Em 2012, me candidatei pela primeira vez como vereadora e conquistei muitos votos, sendo a vereadora mais votada do município, o que me deixou imensamente feliz e agradecida pela confiança das pessoas no meu trabalho. Em 2016 me candidatei novamente, sendo reeleita, e neste ano também.

O que lhe motivou a concorrer como vereadora?

Muitas pessoas já conheciam o meu trabalho, pois sempre fui muito ativa na comunidade e foi pelo incentivo dessas pessoas, da minha família, dos amigos e também pelo apoio da ex-vereadora Loraci Schwengber e da Carmen Goerck que decidi concorrer para continuar seu trabalho, representando as mulheres na política com muita dedicação e trabalho, defendendo o que acredito ser certo e o melhor para as pessoas e também para o município.

Quais ações você pretende colocar em prática no mandato como vereadora?

Nestes anos que já atuo como vereadora sempre defendi muito a educação, a saúde e a agricultura, que acredito serem as principais vertentes do município. Sendo assim, além do apoio a projetos que visam o bem do município em todas as áreas, pretendo também fiscalizar as ações do Executivo, fazendo questionamentos sobre os projetos quando necessário, como é dever do vereador para com a comunidade. Tenho também alguns projetos em vista, como a casa de apoio ao idoso, com assistência médica, jurídica e social, e também trazer uma representação ativa da Faculdade Dom Alberto para o município, para a formação de jovens e adultos em cursos técnicos e superiores visando cada vez mais o desenvolvimento do nosso município. Além de políticas de incentivo à agricultura, melhorias na infraestrutura do município e apoio e incentivo ao comércio e a empresas locais.

O que representa ter sido eleita vereadora da Cidade das Orquídeas?

É muito gratificante para mim ter sido novamente eleita pelas pessoas, em uma campanha limpa e honesta em que fui muito bem recebida em todas as residências e em todas as comunidades. Sinto pelo atual momento em que vivemos, que o prazo para campanha foi mais curto e por esse motivo e questões pessoais não consegui passar em todos os lugares em que gostaria, mas as pessoas já conhecem meu trabalho, não somente nesses oito anos em que atuo como vereadora, mas também em todos os anos de trabalho ativo na comunidade, e mais uma vez depositaram sua confiança em mim, para que eu possa continuar defendendo os interesses do município, trabalhando duro e me dedicando para que cada vez mais o município possa crescer e se desenvolver.

Para você, o que torna Mato Leitão um município desenvolvido?

Mato Leitão é um município que está em pleno desenvolvimento, tanto na área da educação que há muitos anos vem sendo referência, bem como na área da saúde, com atendimento de qualidade e programas de assistência à família, e principalmente na agricultura, pois nosso município é em sua maior parte agrícola. Para que nosso município possa se desenvolver ainda mais, é muito importante que tenhamos políticas públicas que atendam às necessidades dos agricultores e de suas propriedades, bem como infraestrutura e apoio às empresas e indústrias que se mantém aqui, gerando empregos e retorno financeiro e sempre seguir investindo em educação e saúde, visando o bem-estar da população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes