Conheça a história de Emerson Kirch, o Kiko, de Mato Leitão

-

Servidor público municipal há 17 anos, Emerson Luís Kirch (PSDB), o Kiko, 45 anos, foi eleito no último dia 15, com 190 votos, para o terceiro mandato consecutivo como vereador de Mato Leitão. Natural da Cidade das Orquídeas, Kiko viveu até os 27 anos na localidade de Vila Santo Antônio, no interior, onde os pais Plínio Aloísio Kirch, 68 anos, e a mãe Arani Ignês Hinterholz, 73 anos, vivem até hoje.

Atualmente, o servidor público, que é operador de máquina na Secretaria Municipal de Obras, Viação e Trânsito, reside com a esposa Lisandre Thomas e os filhos Taís, 14 anos, e Lucas, 6 anos, no Acesso Frederico Guilherme Schwarzbold, no Centro. Kiko concluiu o Ensino Médio e também cursou técnico de Manutenção Industrial pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Campanha

Para o vereador reeleito, a pandemia foi um diferencial na campanha deste ano. Entretanto, apesar dessa das dificuldades relacionadas a isso, ele destaca que em todas as casas que visitou foi muito bem recebido. “Sempre usei máscara nas minhas visitas”, comenta.

Ele também relata que percebe que as pessoas estão se preocupando mais com a política e por isso era comum ser questionado a respeito do funcionamento da máquina pública. O vereador eleito organizou o cronograma de visitas de acordo com as localidades do município e ressalta que recebeu apoio da família e de muitos amigos, que indicavam pessoas para que ele visitasse.

“As pessoas que recebem visitas minhas sabem que durante os quatro anos eu retorno. Sempre no fim do ano faço uma visita complementar para me colocar à disposição, para conversar. Depois, o acolhimento é bem diferente. Acho que isso é um diferencial”, compartilha. “Agradeço a todas as pessoas que visitei e as que não pude visitar, mas que me apoiaram de alguma forma”, complementa.

Entrevista

Folha de Mato Leitão – Quando iniciou sua história com a política? Já concorreu em outras eleições ou ocupou cargos públicos?

Emerson Luís Kirch (Kiko) – Minha história na política começou em 2008, através da motivação do prefeito Carlos Bohn. Na época, ele era candidato na eleição e foi a primeira vez que eu concorri. Fiz 75 votos e fiquei como terceiro suplente. Em 2012, eu concorri pela segunda vez e me elegi. Em 2016, concorri de novo e me elegi. Sempre fui filiado ao PSDB.

O que te motivou a concorrer como vereador?

Sempre cito duas coisas principais. Uma, é ver o Carlos atuando, ver ele sempre querendo melhorar a vida das pessoas, buscar recursos para melhorar o município e ver ele bem organizado. A articulação política que se tem com o prefeito e com deputados também serviu como motivação, porque é uma certeza que eu tinha que poderia fazer algo a mais pelo município, principalmente na esfera federal, de trabalhar com os deputados para futuramente eles enviarem recursos.

Quais ações você pretende colocar em prática no mandato como vereador?

Acredito que na política não tem como trabalhar sozinho. Tu tens que ter articulações. Busco trabalhar muito com a Administração, sendo parceiro, dando opinião e sugestão. Tem uma obra que já está em andamento, atrás de onde será construído o centro administrativo, onde queremos fazer um parque no Centro. Tem uma área de recreação e queremos fazer uma quadra de vôlei e de futebol de areia. Isso já era para estar pronto, mas em virtude da pandemia atrasou. Este é um projeto que eu corro muito atrás e é algo que quero muito. Na área da educação e da saúde o município é bem servido, mas quero contribuir com o que puder na busca de recursos na esfera federal.

O que representa ter sido eleito vereador da Cidade das Orquídeas?

Cada vez eu me sinto mais compromissado com as pessoas. Comecei com 75 e hoje estou com 190 votos. Muito dessa votação tenho desde o início. Sempre procuro fazer o melhor para que em uma próxima eleição as pessoas vejam o trabalho que fiz. Quero dar muito valor para cada voto que eu recebi.

Para você, o que torna Mato Leitão um município desenvolvido?

Para ser um município desenvolvido precisa ter um equilíbrio. Precisa ter uma educação boa, como já temos desde quando o Município foi criado. Todos os Governos investiram nessa área. Também na saúde, que vem melhorando a cada ano, com novos benefícios para a população. Também trazer empresas, que geram emprego e renda para o município. Isso é algo que acredito que está desenvolvendo o município e as obras de infraestrutura como a Avenida Alfredo Pilz e o Acesso 20 de Março. Me deixa muito feliz chegar nos lugares e ouvir que Mato Leitão está ficando bonito. Essas coisas que eu acho que mostram o desenvolvimento do município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes