Moradores de Vila Palanque prestigiaram a sessão da Câmara, no ginásio da Comunidade São Martinho (Foto: Carlos Dickow/Folha do Mate)

A última sessão interiorizada da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires em 2019 foi realizada na noite de segunda-feira, 16, na Comunidade São Martinho, em Vila Palanque. Representantes da localidade utilizaram a tribuna para informar aos vereadores e ao prefeito Giovane Wickert – que compareceu ao encontro -, as prioridades dos moradores.

A diretora da Escola Frida Reckziegel, Ângela Maria Stertz, pediu que a Administração dê atenção especial às estradas, “pois 85% dos alunos usa o transporte escolar e há alguns trechos que não estão em boas condições”. Segundo Ângela, a instituição de ensino recebe relatos dos motoristas das linhas de ônibus, que se preocupam com a segurança no transporte dos estudantes. Além disso, solicitou ajuda para a aquisição de uma casinha e brinquedos que beneficiem as crianças da pré-escola. “São duas turmas e nossas opções são poucas. Chega a dar disputa pelo que tem”, justificou.

VRS-816

O líder comunitário Edemir Luis Freda, o Fredinha, também ocupou a tribuna na sessão da Câmara em Vila Palanque, na segunda-feira, 16. Elogiou a iniciativa da interiorização das reuniões, pediu que os cidadãos busquem conhecimento sobre o trabalho dos vereadores – ele já assumiu na Câmara, em legislaturas passadas, e disse que a atuação do parlamentar é restrita à legislação e fiscalização – e solicitou melhorias para a VRS-816. “Um dia desses, um morador aqui da comunidade contou os carros que passam pela rodovia, das seis da manhã às seis da tarde. Segundo ele, foram mais de 700 veículos, o que comprova que a estrada tem fluxo intenso e precisa de constante manutenção, para oferecer condições aos usuários”, afirmou.

Isabel Santos Fagundes, estudante da Escola Frida Reckziegel e prefeita mirim de Venâncio Aires em 2019, também deixou o seu recado. Agradeceu a oportunidade de ter participado do programa e destacou sua importância no sentido do “aprendizado e conhecimento sobre o funcionamento da Prefeitura”. Ainda declarou que é fundamental que os jovens despertem interesse pela política, para que possam contribuir com as decisões que refletem na sociedade. “Precisamos ter posicionamento, a partir do entendimento. Às vezes, as pessoas emitem opiniões sem ter conhecimento sobre uma determinada situação. Podemos evoluir muito”, concluiu, para em seguida receber uma demorada salva de palmas dos que prestigiavam a sessão.

IPTU E POSTO

O prefeito Giovane Wickert ressaltou a iniciativa da atual Administração de reduzir a alíquota do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) nos distritos da Capital Nacional do Chimarrão e, ainda, investir os recursos arrecadados com o tributo nas mesmas localidades. “O pessoal que mora no interior não tem os mesmos serviços de quem está na cidade à disposição. A coleta de lixo é mais espaçada e o atendimento de saúde ocorre em datas definidas, por exemplo. Por isso, temos que permitir à comunidade decidir por aquilo que atende às suas necessidades prioritárias”, declarou. Antes de encerrar sua participação, Wickert anunciou que já foi assinado o contrato para a ampliação do posto de saúde de Palanque e que o Município também conseguirá concretizar a construção de um silo-secador.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome