Carlos Bohn e Flecha pretendem manter a intensidade do trabalho que vem sendo realizado e desenvolver novas iniciativas (Foto: Taís Fortes/Folha do Mate)

Passado o dia da eleição, é hora de projetar o que será colocado em prática nos próximos quatro anos. No domingo, 15, prefeito Carlos Alberto Bohn (PSDB) e o vice Arly Stöhr, o Flecha (PDT) receberam 2.619 votos, o que representa 77,12% de aprovação. A dupla formava a chapa única que concorria à majoritária e apenas um voto garantia a reeleição. Por essa razão, mesmo durante o tempo de campanha, eles seguiram trabalhando e já pensando no planejamento para o próximo mandato.

Questionado pela Folha de Mato Leitão sobre os principais projetos que serão executados nos próximos quatro anos, Bohn mencionou iniciativas relacionadas à infraestrutura, como melhorias em escolas, asfaltamento de ruas na região central e de trechos do interior. Além disso, citou ações que já são realizadas e deverão ser intensificadas, como a política de incentivos nas áreas da indústria, comércio, serviços e agricultura e atividades na saúde e assistência social.

No que diz respeito à infraestrutura, a proposta é seguir executando obras de pavimentação. Nesse sentido, o objetivo é continuar com o formato utilizado na avenida Alfredo Pilz, no qual os servidores da Secretaria Municipal de Obras, Viação e Trânsito, com equipamentos da própria Prefeitura, fazem a cancha e a drenagem e apenas é contratada uma empresa para atuar a partir da base. O ponto positivo desse modelo é a redução dos custos.

“Vamos seguir pavimentando as ruas principais na área central e vamos levar a pavimentação de vias para as localidades do interior”, garante. Em relação às Poliédricas – estrada que liga Vila Santo Antônio ao Centro de Mato Leitão –, o prefeito esclarece que já existe um projeto contratado desde o ano passado.

O formato como a obra será realizada ainda não está definido. Entretanto, essa deve ser a primeira obra de pavimentação a ser feita no interior do município, no próximo mandato. A partir disso, a ideia é conversar com outras comunidades para ver a necessidade de asfaltamento em outros trechos da área rural.

Outros projetos

Carlos Bohn ainda ressalta alguns projetos na área da educação, como a contratação da empresa que fará a construção da quadra recreativa na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vó Olga e a abertura da licitação para contratar a empresa que instalará placas de energia solar em escolas do Município, para proporcionar economia nas instituições de ensino. O prefeito ainda adiantou que já está em andamento um recurso da União que viabilizará a construção de uma quadra de esportes na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ireno Bohn.

Outra meta para o próximo mandato é a construção do Centro Administrativo. A área onde o prédio será edificado foi adquirida em 2010 e o projeto de construção do local já está pronto desde o ano passado. Agora, o próximo passo será a estruturação de quadras de areia para jogos de futebol e vôlei. “Queremos construir para esse verão essa área de esportes e recreação”, pontua Bohn.

Ele ainda relata que há uma indicação de recurso no orçamento do Governo do Estado para estruturar essa área. A intenção é também agilizar a construção do prédio onde atuarão os servidores que já trabalham no prédio atual da Prefeitura, os da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e o escritório local da Emater/RS-Ascar.

Para a Secretaria de Obras, será adquirido um rolo compactador maior, com o objetivo de aprimorar o maquinário usado na preparação da cancha durante os projetos de pavimentação. Também já foi realizada a compra de um ônibus escolar com recursos do Plano de Ações Articuladas (PAR) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. A previsão é que o veículo chegue ainda neste ano. Para as obras maiores, além de recursos próprios, o Município buscará captar valores de fora.

Histórico da votação em Mato Leitão

1992
Eunice Heuser (PDT) 2.080 votos
Joeci Hinterholz (PTB) 621 votos
Dolores Kaspary (PT) 255 votos

1996
Carlos Bohn (PDT) 1.375 votos
Décio Henckes (PPB) 971 votos

2000
João Aurélio Wildner (PPB) 1.242 votos
Eunice Heuser (PDT) 1.040 votos
Paulo Renato Rosa (PMDB) 363 votos

2004
João Aurélio Wildner (PP) 929 votos
Carlos Bohn (PSDB) 902 votos
Eunice Heuser (PDT) 874 votos

2008
Carlos Bohn (PSDB) 1.507 votos
Carmen Göerck (PP) 1.330 votos

2012
Carmen Göerck (PP) 1.756 votos
Carlos Bohn (PSDB) 1.460 votos

2016
Carlos Bohn (PSDB) 2.150 votos
Carmen Göerck (PP) 1.158 votos

2020
Carlos Bohn (PSDB) – chapa única 2.619 votos

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome