“O que Venâncio Aires tem de melhor é seu povo”, diz prefeito Jarbas da Rosa

-

A aposta no futuro de Venâncio Aires está atrelada a investimentos em saúde, educação, infraestrutura e economia. É nesta linha que o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) projeta o desenvolvimento da Capital Nacional do Chimarrão. Em entrevista especial, alusiva aos 130 anos de emancipação, o chefe do Executivo destaca as características dos venâncio-airenses, os potenciais do município e as áreas promissoras.

A implementação do Distrito Industrial em Vila Estância Nova, o fomento às empresas e o polo de proteína estão entre as principais pautas econômicas. Para Jarbas da Rosa, que cumpre o primeiro ano do mandato como prefeito, esse desenvolvimento está alicerçado nas características empreendedoras e de atuação comunitária dos venâncio-airenses. “O que Venâncio Aires tem de melhor é seu povo”, define.

Confira a entrevista com o prefeito de Venâncio, Jarbas da Rosa:

Venâncio Aires completa 130 anos. O que o município tem de melhor?

Jarbas da Rosa: Com certeza, o que Venâncio Aires tem de melhor é seu povo, seus moradores, sua história, principalmente a parte cultural deste nosso povo. Venâncio tem uma história forte de ação comunitária e isso é um diferencial. Temos uma grande força econômica, na qual viemos trabalhando a diversificação, tanto na cidade quanto no interior. É essa a nossa maior riqueza.

O que faz de Venâncio um município bom para viver e investir?

O nosso povo empreendedor, com capacidade de se reinventar a cada dia, mesmo com as dificuldades. Outro aspecto é o município ter um tamanho considerável, com a possibilidade múltipla dos distritos, com solos diferentes. Também é uma cidade bem localizada, entre aos vales do Rio Pardo e Taquari, próximo à região metropolitana de Porto Alegre, com povo trabalhador que quer sempre crescer. Isso faz Vvenâncio ser o futuro da nossa região e do nosso estado.

Como Venâncio está se preparando para o futuro?

O município vem se preparando para o futuro melhorando o atendimento da saúde, educação, a infraestrutura do interior e da cidade, através de pavimentações e de acessos, e da qualificação profissional. Também temos trabalhado a atração de novas empresas, fomento às pequenas e médias empresas, para que possam se desenvolver, principalmente do ponto de vista econômico, com geração de empregos, a implementação do Distrito Industrial de Estância Nova e ampliação do atual Distrito Industrial da cidade.

venâncio aires
(Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)

Quais os principais gargalos do desenvolvimento de Venâncio?

Um dos principais é a duplicação da RSC-287 e da RSC-453. As duplicações vão ser o grande diferencial para o grande desenvolvimento de Venâncio e da região. Além disso, temos que investir mais em qualificação profissional, que é a diferença para atração de novas empresas e crescimento das nossas. Acredito que o trabalho e emprego são a maior ação social de um governo.

O polo de proteína é uma das principais apostas, quando se fala no futuro da economia do município. Quais os benefícios que ele trará?

O polo de proteína é o grande diferencial a médio e longo prazo para o desenvolvimento e a geração de renda e emprego para Venâncio Aires. Temos que avançar com o PAC dos frigoríficos, com acesso asfáltico aos frigoríficos que já existem e a novas empresas, e trabalhar no fomento do desenvolvimento do nosso interior. Hoje, a proteína animal representa 25% do retorno de ICMS da nossa agricultura. Com esse avanço, nos próximos cinco anos, podemos aumentar para 50%, se tornando a maior referência em Venâncio Aires, superando, até mesmo, o tabaco do nosso interior.

O que o senhor, como prefeito, gostaria de dar de presente aos venâncio-airenses nestes 130 anos?

Gostaria de dar de presente a esperança de uma vida melhor, de saúde de qualidade, educação, geração de emprego e renda, para quem sofreu tanto, especialmente nos últimos meses, com a Covid-19 e tantas perdas que tivemos. O maior presente é a esperança de um futuro melhor para nossos filhos e netos.

Quais as metas prioritárias para o Município para este novo ano?

A meta prioritária é a retomada da nossa economia, no pós-pandemia, com o avanço da vacinação contra a Covid. Até fim do ano, 100% da população deve estar vacinada. Vamos retomar a economia nos patamares de anos anteriores e superando isso, além de mais saúde e educação de qualidade para a população. Estas são as nossas grandes metas.

LEIA MAIS:

Há 50 anos, Venâncio realizava a 1ª Festa Municipal do Chimarrão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes