A exemplo do que aconteceu com a Orquestra Municipal de Venâncio Aires, que recentemente foi reconhecida como patrimônio imaterial da cidade, a Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Turismo encaminha nos próximos dias, para análise da Câmara de Vereadores, novos projetos para reconhecimento oficial de patrimônios artísticos locais. Para preservar o patrimônio material e imaterial, resguardando bens, documentos, acervos, artefatos, vestígios e sítios, assim como as atividades técnicas, saberes e linguagens, devem ser transformadas em patrimônio imaterial de Venâncio Aires a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), as invernadas artísticas e o canto coral.

Em audiência com o prefeito Airton Artus, o secretário da Cultura, Irleu Lucas Ferreira, destacou que o reconhecimento é uma importante ferramenta para a arte local, permitindo a preservação histórica, o cultivo da memória e dos testemunhos locais. “Além disso, o reconhecimento como patrimônio imaterial facilitará aos nossos artistas buscar recursos financeiros em diversas fontes existentes, como a Lei de Incentivo a Cultura e Lei Rouanet”, destaca o secretário.

Para o futuro, novos projetos de lei serão encaminhados para contemplar a arte local. O objetivo é a criação do Programa Permanente de Proteção e Conservação do Patrimônio Imaterial do Município de Venâncio Aires. “De maneira inédita, a Secretaria da Cultura, Esportes e Turismo passa a reconhecer os artistas que representam à cultura local. Mas além do reconhecimento pelo seu valor cultural, a proposta inclui Venâncio Aires em novos patamares na busca por recursos estaduais e federais”, acrescenta o prefeito Airton Artus.

O que é Patrimônio Imaterial?

Patrimônio cultural imaterial (ou patrimônio cultural intangível) é uma concepção de patrimônio cultural que abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras. São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.