Paulo Mathias liderará o partido no processo eleitoral do ano que vem (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)

Paulo Mathias Ferreira é o novo presidente do MDB de Venâncio Aires. O ex-vereador e advogado terá a incumbência de presidir o maior partido do município em número de filiados e prepará-lo para a disputa das eleições municipais do próximo ano. No sábado, 24, durante convenção municipal, ele foi eleito presidente, por unanimidade, em ato realizado na Associação de Moradores do Bairro Morsch. Nilson Lehmen, que presidia o partido, segue na executiva municipal como secretário geral. A data de posse ainda não está definida, mas deve ocorrer em setembro.

A última vez que Ferreira esteve à frente do partido foi em 2012, ano que ele presidiu a Câmara de Vereadores e também anunciou que não voltaria mais a concorrer. Desde então, acompanha as ações do partido e compartilha da experiência de quem, por sete legislaturas consecutivas, foi eleito vereador na Capital do Chimarrão.

DESAFIOS

Segundo Ferreira, manter uma bancada representativa na Câmara de Vereadores e buscar protagonismo em uma disputa majoritária estão entre as metas para as eleições 2020. Para ele, ainda é cedo para falar da conjuntura política e sobre os rumos que o partido deve adotar na próxima eleição, mas ressalta o histórico e o ‘peso’ do partido em Venâncio Aires. “Mesmo que o MDB não tenha um candidato próprio, eu acredito que a coligação que o partido apoiar ganha a eleição”, pontua.

Ao relembrar do pleito de 2016, quando o MDB acabou desistindo de uma candidatura própria e se ‘dividiu’, Ferreira afirma que a missão é, agora, “unir todos e fortalecer ainda mais a sigla para que isso nunca mais aconteça.”

Ele observou que no último pleito municipal, “90% dos filiados apoiaram Giovane [Wickert].” Este apoio, segundo ele, garantiu, depois do pleito, participação efetiva do partido no governo municipal.

O MDB tem três secretários municipais: Educação (Joice Battisti Gassen), Desenvolvimento Econômico e Turismo (Nilson Lehmen) e Administração (Loreti Scheibler). A última candidatura própria do MDB à Prefeitura de Venâncio Aires foi nas eleições de 2012, quando Nilson Lehmen concorreu a prefeito e teve a tucana Juçara Ferreira como candidata a vice.

O número de filiados ao MDB em Venâncio Aires, segundo dados de julho de 2019, informados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de 1.592. Em segundo aparece o PDT, com 784 filiados e em terceiro, o PTB, com 770.

aulo Mathias foi eleito no sábado, 24, durante convenção municipal (Foto: Divulgação)

NO ESTADO 

No sábado, 24, foram realizadas Convenções Municipais em 481 cidades do Rio Grande do Sul (97% do estado). Esse foi o primeiro passo para a organização das eleições de 2020. Os dirigentes eleitos para a gestão 2019-2021 terão o compromisso de conduzir o partido neste processo.

EXECUTIVA MUNICIPAL 

Presidente: Paulo Mathias Ferreira
1º Vice: Solange Maria Ehlers
2º Vice: Rodrigo Mirandolli Barreto
Secretário Geral: Nilson Mathias Lehmen
Secretário Adjunto: Osmarino André Bick
Tesoureiro: Julio Glasenapp
1º Vogal: Rudemar Glier
2º Vogal: Joice Lurdes Batisti Gassen
Líder da bancada: André Puthin
1º suplente: Helena Beatriz da Rosa
2º suplente: Izaura Landim
3º Suplente: Elstor Hackenhaar
4º Suplente: Carlos Roberto Gassen

CONSELHO FISCAL

Jorge Sbruzzi
Vera Lucia da Rosa
José Antonio Alves da Silva
Irassu Rodrigues Tica
Ronaldo Zappe

SUPLENTES

Orlando Machado da Silva
Antenor Augusto de Almeida
Liliane Adiles de Oliveira Barreto
Clenio José Bohn
Lidio Matheus do Nascimento

CONSELHO DE ÉTICA E DISCIPLINA

Amélia dos Santos Rosa
Mariza de Melo Nascimento
Carlos Mariz Barreto
Ivete Possamae
Janete Graziela Both

SUPLENTES

Bernadete Rodrigues da Silva
Jacira Nunes
Vitor Hugo Dettenborn
Clair Fátima Giovanaz Borges
Marine Isabel Flores

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome