Policial Militar que salvou bebê por telefone é homenageado

-

Uma noite de muitas emoções. Assim pode ser descrita a última sessão solene do ano realizada pela Câmara de Vereadores. O momento de homenagens ocorreu nesta segunda-feira, 2. Entre as várias homenagens, destaque para o policial militar Alisson Douglas Lopes Farias, de 22 anos, que salvou uma bebê, por telefone, de apenas dois meses que estava engasgada e cuja família pedia ajuda.

O soldado Farias relatou que a Brigada Militar atendia um caso de assalto a posto de combustíveis quando o telefone tocou na Sala de Operações. Por volta das 22h30min, o policial atendeu a ligação que chegou por meio do número 190. Na outra ponta da linha, uma mãe, que estava no bairro Coronel Brito, desesperada e que sem sucesso tentava ajudar a filha.

Farias conta que primeiro precisou acalmar a mãe e depois passou a explicar os procedimentos de Heimlich, que são utilizados para desobstruir as vias áreas. Após as orientações do policial, a criança voltou a respirar. Expeliu secreção e os pais foram orientados, pelo policial, a levar a pequena também para avaliação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Cruzeiro. Contudo, assim que recebeu atendimento foi liberada.

Alisson, que atua como PM em Venâncio Aires, reside em Santa Cruz do Sul e é natural de Cruz Alta. Ele disse que nunca tinha atendido um caso parecido, mas que ficou muito feliz em saber que pôde fazer a diferença na vida de alguém, especialmente de uma criança com poucos dias de vida. O brigadiano também teve a oportunidade de conhecer a família da bebê.

Homenageados da sessão solene de segunda-feira, dia 2 (Foto: Cristiano Wildner/Folha do Mate)

COMANDANTE

A comandante da BM de Venâncio Aires, capitão Michele da Silva Vargas, juntamente com a 3º Cia, pela qual também responde, recebeu certificado de reconhecimento pelo árduo trabalho e atuação eficiente na corporação local no combate ao crime. Em especial, ao roubo seguido de sequestro de uma família no dia 7 de outubro de 2019, que teve um desfecho positivo a partir de uma rápida ação da BM. As homenagens aos dois profissionais foi proposta pelos vereadores Ciro Fernandes (PSC) e Helena da Rosa (MDB).

Presidente Marmitt e diretora Grazieli receberam distinção em nome da Apae (Foto: Cristiano Wildner/Folha do Mate)

MAIS HOMENAGENS

  • Zumbi dos Palmares – O troféu, indicação do PL, foi recebido pelo pastor Evaldo Bonifácio da Conceição. O morador de Venâncio Aires tem 81 anos e é natural de Mato Leitão. Por 44 anos trabalhou no Cortume Closs. “O ser humano sonha, mas eu jamais pensei em receber essa homagem. É uma surpresa muito grande. Muitos falaram nesta noite em amor. É uma palavra que toca muito profundamente a todos. Eu mesmo, aos 81 anos, ainda estou aprendendo sobre essa palavra”, ressaltou Conceição.
  • Mérito Esportivo – O troféu foi recebido pelo árbitro assistente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Jorge Eduardo Bernardi. A indicação do PSD foi recebida pela esposa Heloísa e filhos, já que Bernardi estava atuando em uma partida de futebol naquele momento. Em seu discurso, lido pela esposa, foi lembrado que iniciou na atividade em 1998. Também foi ressaltado que a cada jogo surge um novo desafio, seja em campeonatos amadores ou profissionais.
  • Jovem Cientista – Recebeu o troféu o estudante Rafael Kurz, que cursa Refrigeração e Climatização no IFSul de Venâncio Aires. O jovem, em conjunto com outros integrantes da turma, desenvolveu um equipamento batizado de Flash Drink, de rápida refrigeração e congelamento e que foi pensado para aquelas pessoas que receberam visitas inesperadas, mas que não tiveram tempo hábil para gelar suas bebidas. A produção comercial do equipamento está orçada em aproximadamente R$ 2 mil por unidade, mas o produto ainda passa por aperfeiçoamentos. “Agradeço a indicação e necessidade de termos mais prêmios como estes que ressaltam a produção cientifica”, destacou.
  • Patinação – Também foi destacada o bicampeonato da Copa Mercosul de Patinação Artística, título conquistado pela atleta do Patins Sul, Fernanda Bortoluzzi, e sua treinadora Regina Käfer. Com o título irão representar o Brasil no Campeonato Mundial, que será realizado na cidade de Barcelona, na Espanha. Fernanda, aos 13 anos, já conquistou 112 medalhas a partir de títulos regionais, estaduais, nacionais e mundiais. A treinadora ressaltou que o trabalho é difícil pelo pouco reconhecimento que o esporte recebe no país e, por isso, os maiores incentivadores são os próprios pais dos competidores. A homenagem foi uma indicação da vereadora Helena da Rosa (MDB).
  • Corrida – A estudante Kétlin dos Santos, aluna do 6º ano da Escola Otto Gustavo Daniel Brands, conquistou três medalhas no Campeonato Estadual de Atletismo Sub-12 no dia 9 de novembro: 50, 150 e 500 metros. Ela representou a equipe de atletismo da Univates/AAVA e foi orientada pelo professor de Educação Física Roberto Wessling. Os dois foram homenageados por indicação da vereadora Helena da Rosa (MDB). Wessling ressaltou em sua fala que o esporte é um instrumento pedagógico capaz de agregar valor para a educação, ao desenvolvimento das competências e a formação pessoal.
  • Apae – Na noite ainda foi homenageada, por indicação da vereadora Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Venâncio Aires, pelos 40 anos de instituição. A condecoração foi recebida pelo presidente Antônio Marmitt e pela diretora Grazieli Winckelmann. Eles ressaltaram em suas falas que a entidade representa uma caminhada de vida, de luta e de sucesso. “É uma história que envolve muito amor, carinho e dedicação”, disse Marmitt. São 36 funcionários, nas áreas administrativa, pedagógica e técnica, para atender 280 pessoas, entre escola e clínica. A associação atende também os municípios de Mato leitão, Vale Verde e Passo do Sobrado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes