Maioria dos vereadores foram favoráveis à aprovação do convênio entre HS e Prefeitura para a instalação das paradas inteligentes (Foto: Cristiano Wildner)

Por 9 votos a 5, a Câmara Municipal de Vereadores de Venâncio Aires aprovou, na sessão desta segunda-feira, 26, o Projeto de Lei número 113/2019, de autoria do Executivo e que autoriza o Município a firmar convênio com a empresa HS Metalúrgica Industrial, para a instalação de cinco paradas inteligentes na Capital Nacional do Chimarrão.

Depois de ampla discussão – com direito, inclusive, a pedido de vistas e interrupção da sessão por 10 minutos -, o presidente da Casa, Eduardo Kappel (Progressistas), por orientação do departamento jurídico do Legislativo, decidiu colocar a proposta em votação. Os contrários foram Ana Cláudia do Amaral Teixeira, Sid Ferreira e Tiago Quintana, todos do PDT, Ciro Fernandes (PSC), e Nelsoir Battisti (PSD).

Votaram a favor André Puthin, Izaura Landim e Helena da Rosa, todos do MDB; Ezequiel Sthal, Gilberto dos Santos e Clécioo Espíndola, o Galo, todos do PTB; Adelânio Ruppenthal e Sandra Wagner, ambos do PSB; e Zé da Rosa, do PSD. O presidente Eduardo Kappel (Progressistas) só votaria em caso de empate.

Para os contrários ao projeto, o grande questionamento é em relação ao valor de cada parada, pouco mais de R$ 92 mil. Já os favoráveis defendem que a aprovação da iniciativa é uma forma de garantir que a empresa vai compensar metas não cumpridas em razão de benefícios industriais recebidos.

Com a aprovação, a Prefeitura está autorizada a levar adiante a instalação das paradas. A primeira delas será na Praça Católica, na esquina das ruas General Osório e Tiradentes, na região central. Inicialmente, a parada seria disponibilizada até o dia 15 de setembro, mas como houve demora para a aprovação do projeto, é possível que a estrutura só esteja à disposição da comunidade no mês de outubro.

LEIA MAIS: Saiba quanto custará cada parada de ônibus inteligente

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome