Presidente da Câmara sugere criação de lago artificial em Venâncio Aires

-

Durante a sessão do Legislativo de Venâncio Aires, várias foram as manifestações e sugestões feitas por parlamentares para amenizar a escassez de água em Venâncio Aires. No encontro, realizado na segunda-feira, dia 11, uma das sugestões partiu do presidente da Câmara de Vereadores, Tiago Quintana (PDT).

Ele indica um estudo técnico para que seja criado em Venâncio Aires um lago artificial para armazenar água em períodos de escassez, ou mesmo para amenizar as enchentes na parte baixa da cidade. Ele citou como opção para a efetivação desse espaço, a área que fica às margens da RSC-453, próxima ao Arroio Castelhano.

No local indicado houve uma grande mortalidade de árvores em anos anteriores. “O dano ambiental naquele local está consolidado. As árvores estão mortas. Serão carregadas pelas águas do arroio e o local corre o risco de ser assoreado”.

Eligio Weschenfelder (PSB) apresentou como sugestão a edificação de uma represa. Como medida imediata, sugeriu a interligação na rede hídrica da cidade um poço artesiano subutilizado que fica no Parque do Chimarrão.

Renato Gollmann (PTB) destacou a necessidade de uma campanha que ressalte a importância de reservatórios residências. Sugeriu ainda a perfuração de um poço artesiano na área que fica nos fundos do Parcão, nos bairros Bela Vista e Aviação.

A vereadora Sandra Wagner (PSB) entende que a Prefeitura precisa providenciar reservatórios para serem destinados a produtores rurais para amenizar a estiagem. Já Ezequiel Stahl (PTB) argumenta que deveriam ser perfurados novos poços, com contrapartida do Executivo.

Clécio Espíndola (PTB), mais conhecido por Galo, defende a captação de água, além do arroio Castelhano, também do rio Taquari. Já Sid Ferreira (PDT) quer que órgãos públicos tenham mecanismos de armazenamento de água da chuva para ser utilizado em atividades secundárias.

André Puthin (MDB) e César Garcia (PDT) conclamaram a população a economizar água. André Kaufmann (PTB) indicou ao Executivo Municipal que seja decretada, o quanto antes, a situação de emergência, afim de facilitar investimentos na área com menos burocracia.

Outros encaminhamentos

  • Durante a sessão da Câmara, foram definidos líderes de bancada. Janete Brandão foi indicada pelo PSD, Ezequiel Stahl assumiu a liderança do PTB, Cesar Garcia do PDT, Ricardo Ladim do PSL e Benildo Soares é o líder do Republicanos.
  • O vereador Benildo Soares anunciou que está intermediando com o deputado federal Carlos Gomes (Republicanos) emendas parlamentar para serem investidas na saúde e em melhorias na usina de triagem.
  • Renato Gollmann (PTB) reforçou que agora já está empenhada emenda parlamentar do deputado federal Maurício Dziedricki, do mesmo partido. São R$ 250 mil para serem aplicados na aquisição de equipamentos para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital São Sebastião Mártir.
  • César Garcia (PDT) defendeu a reativação do Conselho Municipal da Juventude. Ele destacou ainda que, em breve, pedreira de Bom Retiro do Sul pode passar a fornecer material para a manutenção das estradas da Capital do Chimarrão.
  • Dentre os pedidos de providência apresentados por Ricardo Landim (PSL) está o da revitalização do Parcão. Ele reivindica à Prefeitura melhorias nos acessos, instalação de bancos, academia ao ar livre, bebedouros, internet e playground, reforço na iluminação pública e da arborização na área que fica localizada entre os bairros Aviação e Bela Vista.
  • A parlamentar Janete Brandão quer reunião com a superintendência do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) de Lajeado para tratar sobre a manutenção da VRS-816.
  • Hoje, às 14h, ocorre reunião na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires para conhecer o projeto da linha de transmissão que será criada pela cooperativa Certaja entre Venâncio Aires e Vale Verde. As obras dessa subestação, para reforço na energia elétrica, devem iniciar em junho. Rio Pardo, Vale Verde, General Câmara, Santa Cruz do Sul e Passo do Sobrado sentirão diretamente os efeitos positivos do investimento infraestrutural. O encontro terá a presença de representantes da cooperativa e ocorrerá no plenarinho João Jorge Hinterholz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes