Proposta de vereadora Cecília busca oferecer atividades de integração, culturais, desportivas, de lazer, turismo e orientação em saúde para pessoas de 60 anos ou mais (foto: Claudio Froemming/Folha do Mate)

Foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Vale Verde, realizada na quarta-feira, 23, projeto de lei de autoria da vereadora Cecilia Niemeyer (PDT), o qual prevê políticas públicas municipais, parcerias entre as escolas, profissionais da saúde, assistência social e comunidade. A ideia principal do projeto é criar espaços de convivência e oportunidades de integração das pessoas idosas entre si e entre outros segmentos da sociedade.

O programa tem como objetivo, além da criação de espaços para oferecer atividades de integração, culturais, desportivas, lazer, turismo e orientação em saúde, a participação de pessoas idosas, que manifestarem interesse, em atividades educacionais voluntárias, na rede municipal de ensino. Ainda, o programa prevê a valorização e abrangência de atividades que envolvam pessoas idosas (avós e bisavós).

O objetivo é que os idosos participem de eventos organizados nas escolas e voltados à comunidade escolar. Atividades buscando minimizar os impactos pós-pandemia causados pelo distanciamento social, coordenadas por profissionais da saúde, também estão previstas com a criação do programa.

A vereadora destaca que essa parcela da sociedade ainda tem muito a ensinar, tanto por suas vivências e pelo conhecimento adquirido, quanto pela oportunidade que esta integração pode proporcionar aos mais jovens, desconstruindo ideias e preconceitos ainda vigentes na sociedade. “Se implantado pelo Executivo, o programa vai ser uma ferramenta de valorização e integração das pessoas idosas e uma estratégia de saúde preventiva, de forma a melhorar a qualidade e aumentar a expectativa de vida dessas pessoas. Isso é exercer cidadania”, defendeu Cecília Niemeyer.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome