Foto: Reprodução

O PTB de Venâncio Aires, partido presidido pelo vice-prefeito Celso Krämer, retomou o comando de duas secretarias municipais e deve ficar também responsável por uma terceira, em decisão que pode ser anunciada na próxima semana. Vilmar Bender (PTB) e Gilmar Mohr (PTB) assumiram, respectivamente, as pastas de Infraestrutura e Serviços Públicos e de Desenvolvimento Rural, nas vagas deixadas por Renato Gollmann (PTB) e André Kaufmann (PTB), que pretendem concorrer a vereador em outubro deste ano.

O terceiro anúncio, que já vem sendo ventilado há algum tempo, deve ser feito nos próximos dias. Ex-jurídico da Câmara de Vereadores e atualmente lotado na Procuradoria Jurídica do Município, o advogado Mateus Deitos Rosa deve ser confirmado na Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, preenchendo espaço deixado por Arnildo Camara, que assumiu cadeira no Legislativo. Com as movimentações, a legenda voltaria a ter, de fato, sob seu guarda-chuva, três importantes áreas de atuação da atual Administração.

OUTRAS PASTAS

Ainda restam três secretarias sem titulares, que neste momento são acumuladas por responsáveis por outras pastas. A Administração está sem comandante desde que Loreti Scheibler (sem partido) anunciou sua saída da Prefeitura e aposentadoria. Jalila Stahl Böhm Heinemann (PSB), secretária de Planejamento e Urbanismo, acumula a pasta. A Administração é a única pasta para a qual ainda não foram ventilados nomes.

A Secretaria de Meio Ambiente tem como interina a procuradora jurídica do Município, Marion Kist (sem partido), desde que Clóvis Schwertner (PSB) se desincompatibilizou. A julgar pelo critério adotado até agora para sucessão – de repassar os comandos aos detentores dos cargos de ‘números 2’ nas hierarquias -, o assessor administrativo Éder Schroeder aparece como opção para ingressar no primeiro escalão.

O outro caso de secretaria sem titular é o da Cultura e Esportes. Henrique da Silva (PSB) deixou a função para poder concorrer a uma vaga na Câmara e, desde os primeiros dias de abril, a estrutura é acumulada pela comandante da Educação, Alice Theis. O mais cotado para assumir é Saul Zart, que foi secretário nos primeiros 18 meses da atual gestão. Só que ele pode não ser aproveitado pelo fato de ser um possível candidato a vereador.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome