Nesta quarta-feira, 18, a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco realizou reunião para discutir as pautas anuais. O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo, prefeito Airton Artus, participou do encontro e destacou a preocupação do setor com ações que objetivam diminuir a comercialização de cigarro. Durante a reunião também foi destacado um encontro paralelo à Conferência das Partes para o Controle do Tabaco, que ocorre desde o dia 17, até 21 de março, em Abu Dhabi, nos Emirados árabes Unidos, para abordar formas de diminuição no comércio global de cigarro. “Se fala inclusive de formas para proibir o funcionamento de indústrias do setor em todo o mundo,” afirma Artus.

A 16ª Conferência Mundial em Tabaco ou Saúde, é realizada por entidades sociais que combatem o tabagismo, com o apoio da Organização Mundial de Saúde. O encontro reúne médicos, ministérios e representantes governamentais de diversas nações, em que são discutidas ações já tomadas para restringir a comercialização do tabaco. O evento internacional tem entre as suas pautas, a apresentação de relatórios sobre as medidas adotadas contra a venda de cigarros, políticas para diminuição da área plantada e definições acordadas durante a COP 6, que ocorreu em Moscou, Rússia, em outubro passado. 

Durante a reunião da Câmara Setorial, os representantes da cadeia produtiva também avaliaram o comércio ilegal e formas para trabalhar a diversificação, em paralelo aos projetos executados pelo governo.