Tiago Quintana: segundo mandato para consolidar a trajetória política

-

Mais votado nas urnas de Venâncio Aires para a Câmara de Vereadores em 2020, com 1.520 votos, Tiago Quintana (PDT), mais do que celebrar a reeleição ao Legislativo, comemora a consolidação de sua carreira política ao engatar o segundo mandato parlamentar. Além disso, não esconde a sua satisfação com a provável chegada à presidência da Mesa Diretora pela primeira vez, algo que está acertado entre os oito parlamentares que compõem a base de apoio a Jarbas da Rosa (PDT), a partir de 2021, na Câmara.

E a trajetória do advogado de 33 anos na política nem é tão longa assim. Só foi se filiar ao PDT no ano de 2009, isso depois de ter iniciado a faculdade de Direito, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) – o curso foi concluído em 2016. “Quando fui para a universidade, comecei a ler sobre ciência política e teoria do Estado, por exemplo. Um dia, fui convidado para palestra com o seu Erni Pitsch, pai do ex-secretário de Administração, Leandro Pitsch. Ele começou a falar sobre educação e trabalhismo e eu me dei conta de que tinha um partido que defendia os temas pelos quais eu mais me interessava”, recorda.

A partir dali, ficava para trás, de uma vez por todas, o tempo de DJ, quando tocava em festas de 15 anos, baladas e outros eventos, o trabalho de garçom no bar Opção Urbana, que ficava no Calçadão de Venâncio Aires. Em 2010, foi convidado pelo então vereador Telmo Kist para assumir a função de assessor parlamentar e, na sequência, se tornou presidente da Juventude do PDT. Em 2012 já era o chefe de gabinete de Airton Artus (PDT) na Prefeitura e, em 2014, foi promovido pelo prefeito ao cargo de secretário de Governo.

Experiência

“Fui um dos secretários mais jovens da história de Venâncio Aires. Isso foi muito importante para a minha trajetória, especialmente porque o ex-prefeito Airton concedia o espaço necessário pra gente atuar. Foi possível construir importantes diálogos com os servidores naquela época e adquirir muito conhecimento, o que hoje me faz ter segurança para trabalhar na Câmara, sem medo de ser enrolado por quem quer que seja”, comenta. Pai de João Pedro, de 6 anos, é casado com a conselheira tutelar Aline Machado da Silva, 31. É filho de João (já falecido) e Teresinha Quintana e tem três irmãos: Márcio, Ebelise e Jéssica.

“Sempre me identifiquei com lideranças como Leonel Brizolla, que lutava pela democratização do país. Penso que a educação tem o poder de transformar qualquer cidadão. Temos que buscar, pela educação, as mesmas oportunidades para as pessoas, na linha de largada.”

TIAGO QUINTANA – Vereador reeleito do PDT

Do interior para a cidade

Tiago Quintana é natural de Venâncio Aires e viveu a infância na localidade de Cerro dos Bois, até os 9 anos de idade. A família decidiu deixar o interior para morar na cidade, e o bairro escolhido foi o Brígida. Estudou na escolas Brígida do Nascimento e Cônego Albino Juchem (CAJ).

Com 13 anos, ele conseguiu o primeiro emprego: vendedor de suco. Atividade que contribuiu para que pudesse auxiliar o pai no minimercado que viria a abrir, o Girassol. Lá, trabalhou no período em que estava na faculdade. Hoje, o comércio está sob os cuidados do irmão.

Quando jovem, chegou a ventilar a hipótese de cursar Jornalismo. “Tinha vontade de trabalhar no rádio, fazer uma comunicação diferente, mas era muito tímido. Gostava muito da programação da Atlântida naquela época, do jeito que eles comunicavam com o público jovem. Nunca imaginei que um dia estaria na Câmara, falando para milhares de pessoas”, ressalta ele, acrescentando que já foi presidente da JCI local, em 2017.

Na casa em que residiu, em Linha Cerro dos Bois, e no escritório de advocacia (Fotos: Divulgação)

Metas

• Para o segundo mandato, Tiago Quintana pretende seguir o trabalho de independência do Legislativo. Se for presidente, garante que todos os vereadores, de situação ou de oposição, terão o mesmo tratamento. “Acho muito importante a tarefa de reforçar o papel do vereador junto à nossa comunidade. O parlamentar é eleito democraticamente, pelo povo, cada um representa uma parcela da sociedade e todos merecem respeito”, argumenta.

• O vereador defende que todos devem ter condições para exercerem os seus mandatos e anuncia a intenção de manter as reuniões interiorizadas do Legislativo, quando for possível, já que no momento a pandemia de coronavírus impede aglomerações. “Fui responsável pela mudança do Regimento Interno da Câmara para que pudéssemos ir ao interior. Acho que é muito importante continuarmos ouvindo as demandas de todas as localidades”, sustenta.

• Perguntado sobre o futuro na política, Quintana garante: “Não tenho pressa. Temos que ver como as coisas vão acontecendo ao longo do tempo”. Apontado como um dos mais promissores quadros do PDT, ele afirma que está muito feliz com o resultado das urnas e que pretende contribuir com o governo de Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB). “O resultado da eleição me motivou muito. A ideia é ir ampliando o trabalho, consolidar as atividades do Gabinete Móvel e ser mais conhecido no interior, principalmente”, conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes