urna Venâncio Aires
urna Venâncio Aires

Encerra neste sábado, 26, o prazo para que os partidos políticos encaminhem ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os pedidos de registros de candidaturas para o pleito do dia 15 de novembro. Após esta etapa, o TSE analisará os requerimentos e divulgará homologações e negativas relacionadas às candidaturas, se houver. Neste domingo, 27, será liberada a campanha eleitoral, segundo calendário previamente estabelecido.

Até as 19h de sexta-feira, 25, o sistema de divulgação de candidaturas do órgão mostrava o pedido de registro da chapa majoritária composta por Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB) e os nomes de 177 candidatos à Câmara de Vereadores. Além de PDT e MDB, PSB, PTB, Republicanos, PSB, PSL, Cidadania, PT, PSDB e Progressistas já haviam enviado suas listas. Faltavam a chapa de Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer (PTB) e os candidatos do Democratas e PL ao Legislativo da Capital do Chimarrão.

O presidente do Democratas, César Ernsen, confirmou à reportagem da Folha do Mate, na noite de sexta-feira, 25, que a nominata foi enviada à Justiça Eleitoral e deve estar disponível em breve. Em vez de 13 nomes, como era esperado, a legenda terá 12 postulantes à Câmara. Dois candidatos que inicialmente disputariam uma cadeira na Casa do Povo desistiram de concorrer, mas só um deles foi substituído, segundo Ernsen.

Em relação ao PL, o presidente Eduardo Kappel comentou que os pedidos seriam encaminhados até o encerramento do prazo. A última informação é de que a nominata terá 18 candidatos. As primeiras manifestações do presidente, o único a não liberar uma lista à imprensa antes de enviar os pedidos à Justiça Eleitoral, davam conta de que o PL teria nominata completa, com 23 postulantes à Câmara. Depois, o número caiu para 20 e, na quinta-feira, 24, durante participação no ato de lançamento do Plano de Cobertura das Eleições 2020 da Folha do Mate e rádio Terra FM 105.1, Kappel comentou que fecharia em 18 candidatos.

Se Democratas e PL enviarem 12 e 18 nomes, respectivamente, o número de candidatos à Câmara neste ano será de 207. O MDB, que tinha expectativa de apresentar nominata completa, anunciou a desistência de quatro candidatos: Ari Mário Weber, Bernardete Rodrigues da Silva, Fernando de Souza e Osmar Dias dos Santos.

Majoritária

A outra chapa majoritária, formada por Wickert e Krämer e que tentará a reeleição para a Prefeitura de Venâncio Aires, também deve ser incluída no sistema do TSE nas primeiras horas deste sábado. A coordenação de campanha dos atuais prefeito e vice tratava os últimos detalhes de documentação, na noite de sexta-feira, antes de requerer o pedido de candidatura à Justiça Eleitoral.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome